"Ela é fina que nem um rato..."
Postado por SKJ.

Foi a frase do título que eu hoje ouvi e que me pôs a pensar... Primeiro acheia engraçada, depois lembrei-me que já a tinha ouvido muitas vezes e que nunca tinha pensado nela, asseguir voltei a refletir sobre a frase, por fim, comcluí que ela não fazia muito sentído.
Por isso, decidi ir ao dicionário e ver alguns significados.


Fina:
s. f.,
manha;
esperteza.

Rato:
s. m.,
pequeno mamífero roedor da família dos murídeos;
espécie de peixe;
fome;
apetite.


Cheguei então à conclusão que esta frase não fazia qualquer sentido, pois não podemos considerar um rato magro, nem os cientistas os consideram inteligentes.
Por isso, ser "fino como um rato" não faz sentido, devia-se usar a expressão "fino como um chimpanzé", pois esses sim são animais muito inteligentes, não querendo com isto desprezar os ratos como é óbvio, mas mesmo assim, continuo a achar que a frase não faz sentido.
Mesmo depois de me dizerem que a frase se refere a elasticidade dos ratos e não a sua inteligência.

Mesmo assim, aplicar esta frase quando se fala de uma pessoa inteligente não me parece ser a expressão mais adequada a utilizar.

Etiquetas: , ,


Comentar ou voltar à página inicial.