Mais um serão de Domingo com "Conta-me como foi"
Postado por SKJ.
Mais um excelente episódio da série portuguesa da RTP, "Conta-me como foi" que mostra bem a qualidade desta série. É incrível como os acontecimentos daquela altura são retratados com tantos pormenores. E como aprendemos tanto sobre o nosso país através das diabruras e disparates do pequeno Carlitos e da sua família.

Mas o momento de que mais gostei no episódio de ontem foi sem dúvida a altura do jogo entre o Benfica e a Académica na final da Taça de Portugal. O Benfica ganhou o jogo e foi o desalento total entre os apoiantes da Académica. Apoiantes esses que iam muito além dos apoiantes do clube.
É um pouco confuso, eu sei, mas explico. A verdade é que naquela altura a Académica era (e ainda continua a ser) o clube dos estudantes, principalmente dos Universitários e naquela altura a Académica representava todos aqueles estudantes que eram contra o fascismo e contra o Salazarismo, e usavam sempre uma fita preta no braço para mostrarem o apoio aos estudantes. E quando foram proibidos de o fazer, passaram a vestir de preto e a usar uma fita branca. Incrível o que aprendemos da nossa história a ver uma série tão grandiosa como esta.
A verdade é que a Académica perdeu e todos os que eram contra o regime ficaram tristes, mas toda aquela onda de tumultos demonstravam que os ventos da mudança já pairavam no nosso país.

Etiquetas: , , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.