Perdidos 4×02: Confirmed dead
Postado por SKJ.
Cá estou eu para resumir (ou pelo menos tentar) o segundo episódio da quarta temporada de Perdidos: Confirmed dead, sem dúvida um grande capítulo que ao estilo de Perdidos continua-nos a surpreender.

Flashbacks:

O episódio começa com um barco que explora o Oceano Índico a encontrar o Oceanic 815 (o avião dos nossos Perdidos) que se encontra destruído e onde todos os passageiros estão mortos.

Depois, aparece em frente a uma televisão, a ver a notícia da descoberta do avião, o mesmo homem que vimos no final do primeiro capítulo a saltar do helicóptero que foi mandado pelo barco de Naomi. O seu nome é Daniel Faraday que ao ver a notícia começa a chorar e não parece sentir-se muito bem. Descobrimos ao longo do capítulo, que Faraday é cientista, ligado à física, e que é um bocado estranho: meio maluco e um pouco cabeça no ar. (na primeira imagem, o de cima à esquerda)

Momentos depois, vimos o helicóptero donde veio Faraday, que está pronto a despenhar-se e que os seus ocupantes têm que saltar o mais rápido possível.

E depois não demoramos a perceber que os flashbacks que vamos ver durante o capítulo, nos vão apresentar as novas personagens da série. Depois de Daniel Faraday segue-se Miles Strom, que parece ser uma espécie de caça fantasma, ou caça espíritos, que faz as sua actividade ao domicílio. Vemo-lo numa casa com uma espécie de aspirador à procura do espirito do neto da dona da casa. Sem sabermos bem como, acaba por encontrar o esconderijo de um maço de dinheiro e acaba por ficar com ele. (o de cima à direita)

A nova personagem que se segue é Charlotte Lewis, uma arqueólogo que vemos em Túnez, com um jornal na mão onde se pode ler na capa a descoberta do Oceanic 815. Ela vai direita a uma escavação, que parece estar parada e protegida, mas depois de subornar o responsável, ela analisa o local e damos de caras com os ossos de um Urso Polar, com um colar com um símbolo Dharma, em pleno Deserto. Surpreendente não? (a única mulher da primeira imagem)

A última personagem a ser apresentada é Frank Lapidus que também vê a notícia do Oceanic 815 na televisão e liga para um numero que aparece, afirmando que o corpo que mostraram não pode ser o do piloto, pois não tem a aliança no dedo. Lapidus parece saber muito sobre o Oceanic 815 e acabamos por vir a descobrir que ele deveria ser ele o piloto do Oceanic 815 no dia em que ele se despenhou. (o de baixo à direita)

Na Ilha:

Na Ilha ficamos com o primeiro contacto de Daniel Faraday com Jack e Kate, e desde logo eles começam a desconfiar dele. Primeiro, tem uma conversa em particular ao telemóvel com George Mikowsky, que está no barco e parece ser uma espécie de líder, depois reparam que ele traz consigo uma pistola. A pesar de tudo, acabam por seguir com ele à procura do resto dos seus companheiros, através de coordenadas de GPS transmitidas pela telemóvel. (bolas, grande telemóvel. Quem tem um daqueles quase que não precisa de mais nada na vida)

O primeiro dos companheiros de Faraday que encontram é Miles. Este faz-se de morte, mas quando eles se aproximam, este ameaça-os com uma pistola e acusa-os de ter morte Naomi. Eles explicam que foi Locke quem a matou e depois de estar a sós com o corpo dela, ele através dos seus poderes sobrenaturais, acaba por descobrir que o que eles dizem é verdade.

Apesar e tudo, Miles continua-os a ter na mira da sua pistola e só acaba por ceder quando Juliet e Sayid aparecem, melhor armados, e o fazem entregar a pistola. Depois, aparece o sinal de Charlotte no telemóvel e eles decidem segui-lo. Mas cedo descobrem que o sinal que a localizava foi presa a Vicent, o cão de Walt, pois Charlotte foi capturada pelo grupo de Locke, que não quer ser localizado. Esta confirma que os vêem buscar e parece estar bem informada sobre os sobreviventes. Mas quando vê um foguete de socorro no ar e decide ir procurar o colega que o lançou, acaba por levar um tiro de Ben, que não quer outra coisa a não ser vê-la morta, e só não morre porque tem um colete a prova de balas. Um pouco estranho, não?

Locke perde a paciência e só não mata Ben porque este diz que tem a certeza que as pessoas do barco os vêem matar porque tem um informador no barco.

Enquanto isso, Jack, Kate, Juliet, Sayid, Faraday e Miles encontram o último dos membros da equipa de salvamento, Frank Lapidus o piloto do helicóptero (e que estava destinado a levar o Oceanic 815) e que foi quem mandou o foguete de socorro. Quando Miles lhe pergunta onde caiu o helicóptero, ele responde: “Que piloto pensas que sou?”, e vemos então o helicóptero.

Depois vimos Juliet a corar uma ferida a Frank Lapidus, este pergunta-lhe o apelido e quando descobre que ela não vinha no avião fica histérico e avisa Miles. Este tenta interrogar Juliet mas Jack impede-o e ele acaba por confessar que vêem por Ben, mostrando a foto a cima.

Ainda antes da cena em que Miles conta que andam a procura de Ben, acontece o que para mim é o mais intrigante de toddo o episódio, acabamos por descobrir que foi Matthew Abbadon, o tipo que foi visitar Hurley ao manicómio, que parece ser o grande organizador da equipa do barco. Foi ele que contratou os quatro novos personagens que conhecemos neste episódio e os quatro foram escolhidos por motivos concretos. Naomi mostra-se reticente, pois nenhum tem experiência de campo e a missão parece ser perigosa num território instável, segundo palavras da própria Naomi. Ela também diz que têm de ter cuidado, pois podem encontrar sobreviventes do voo 815. Abbadon diz-lhe que não há sobreviventes e que a missão é simples: Entra, trabalhar, sair, sem que haja feridos.


Sem dúvida um grande, um grandíssimo episódio de Perdidos que nos deixa outra vez de cabelos em pé... como é possível que com quatro temporadas Perdidos continua a ser surpreendente e com uma excelente qualidade.
Mas continuam as dúvidas: quem será Matthew Abbadon? Porque reuniu a equipa de Naomi? Porque será que Frank Lapidus não pilotou o Oceanic 815 naquele dia? O que será que eles querem de Ben? E qual será o objectivo de mandar cada uma destas personagens para a Ilha?
Mais um sem número de perguntas para as quais ansiamos respostas... e o mais rápido possível, claro, e com episódios ao nível deste. Que grande episódio, quase impossível de traduzir, e como diz o Naufrago, uma única palavra: Genial
.

-> Gracias a Naufrago por las imágenes... puedem vistarlo en http://www.sangrefria.com/.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.