Perdidos 4×09: The shape of things to come
Postado por SKJ.
Finalmente Perdidos está de volta e com mais um grande episódio. Este 4×09: The shape of things to come é de loucos, e mais um daqueles episódios que mostra porque é que a série arrasta tantos fãs, e faz com que estes anseiem por um novo episódio durante um mês como se a sua vida depende-se disso... e não depende?

Flashforward:

O flashforward do episódio dá-se antes do episódio: 4×03: O Economista. O episódio começa com Ben a chegar de una forma estranha ao deserto do Sarah e quando se percebe que dois árabes o querem raptar ou matar (não dá para perceber bem), mata-os de uma forma incrível. Ben segue depois para um hotel, onde parece ser cliente VIP e onde usa uma identidade falsa, e onde surpreendentemente pergunta a data, inclusive o ano. Será que Ben anda a viajar no tempo? Tudo parece indicar que sim...

Ben segue depois para um cenário diferente, onde podemos ver um funeral, o funeral da esposa de Sayid, a mesma que ele procurou durante anos e com a qual casou quando saiu da Ilha. Sayid confronta Ben e este diz saber quem é que matou a esposa dele mostrando-lhe a fotografia de um homem.

Ben passa grande parte do episódio atrás desse homem, que a certa altura se apercebe e o ameaça. Ben diz que apenas o segue porque quer que ele mande uma mensagem ao seu patrão, Charles Widmore. Contudo, não chegamos a saber qual é a mensagem pois Sayid aparece e mata o homem. E é a partir daqui que ele começa a trabalhar para Ben, parece que ele acredita que pode ajudar Ben na "guerra" contra esses que conspiraram para matar a esposa dele. Ben aceita e enquanto se afasta esboça um sorriso vitorioso. Será que Ben planeou tudo para ter Sayid na sua mão? Dele já se pode esperar tudo...

Na Ilha:

Do lado do grupo de Jack as coisas não estão a correr muito bem. A parece nunca mais voltar e, acima de tudo, todos já perceberam que Faraday e Charlotte não param de mentir.

Para agravar a situação, o corpo do médio do barco aparece na Ilha e com o pescoço cortado. Depois do corpo aparecer, Faraday consegue entrar em contacto com o barco a partir de código morse, e quando traduz a mensagem diz que eles não disseram nada sobre o médico, mas que disseram que o socorro já vem a caminho. Contudo, Bernard interrompe-o e diz que ele está mentir, a mensagem dizia que estava tudo bem com o médico e que não sabiam do que é que ele estava a falar. É então que Jack se passa da cabeça e confronta Faraday perguntando-lhe se eles alguma vez tinham pensado em tira-los dali, ele pela primeira vez é sincero e diz que não.

Jack parece não estar bem de saúde, sentindo-se mal após a conversa, além de que já o tínhamos visto no começo do episódio a tomar um comprido, dizendo a Kate que não se estava a sentir muito bem do estômago. Eu cheguei a pensar que era o principio da sua dependência que já vimos no último episódio da terceira temporada, mas já vi o vídeo promocional do próximo episódio e Jack está mesmo doente, com uma apendicite.

Mas do outro lado da Ilha, no grupo de Locke, as coisas não estão melhor. Tínhamos ficado com a filha de Ben a chorar ao lado do corpo da mãe e do namorado, e sabemos que foi uma espécie de exército liderado pelo capitão Keamy que os matou e a fez refém. Este “exército” foi enviado do barco e usam Alex para desactivar a barreira de segurança e atacar o grupo de Locke, com o intuito de capturar Ben.

É então que assistimos a um tiroteio incrível, onde Sawyer consegue salvar-se de forma incrível e tem a função de “super herói” conseguindo salvar Claire. Pelo caminho os figurantes que completavam o grupo morrem, restando apenas as personagens principais, que se refugiam na casa de Ben, onde mais tarde abrem a porta a Miles, que trás uma espécie de telefone para que Ben fale com o capitão Keamy.

Este quer que Ben se entregue em troca da vida de Alex, mas este diz que não pois ela não significa nada para ele, pois não é realmente sua filha e que a roubou a uma mãe demente, tentando negociar com Keamy, que passa-se da cabeça e mata Alex.

É então que vimos um Ben nunca antes visto. É óbvio que Alex era muito importante para ele. Dizendo que ele alterou as regras, Ben surpreende tudo e todos entrando no compartimento secreto onde guardava várias roupas e entidades falsas e depois de passar por mais uma porta secreta (esta de pedra e com alguns símbolos), regressa algum tempo depois pedindo que todos saem da casa e que correm. Vemos então o monstro de fumo atacar o exército de Keamy e a matá-los um a um.

Já em segurança, Ben diz a Locke que precisam de encontrar a cabana de Jacob, e que precisam de Hurley para isso. Sawyer diz que já está farto das maluquices deles e que vai voltar para o acampamento da praia e que leva os outros com ele. Ben e Locke dizem que precisam de Hurley e é então aqui que as coisas ficam tensas, com armas a serem apontadas e tudo, mas Hurley pede calma e diz que vai com Locke. O grupo separa-se e Miles segue com Sawyer, Claire e Aaron para o acampamento da praia.

Final do Episódio:

Com já bem a ser hábito, o final do episódio é mais uma vez magnífico. Estamos no flashforward de Ben e vemos este a entrar num hotel, em Londes, a dizer que vai visitar uns amigos. Quando entra no elevador, Ben força a fechadura para subir ao último andar, e entra num quarto. O quarto de Charles Widmore, e é aqui que se dá o grande conto. Ben acusa Charles Widmore da filha e este diz que os dois sabem que o culpado foi Ben. Charles Widmore pergunta se ele o vai matar, ao que Ben responde que ele sabe muito bem que não o pode fazer, mas promete que matará a sua filha. Charles Widmore diz que ele nunca a encontrará e que vai recuperar a Ilha, que sempre foi sua e voltará a ser, assim como tudo que Ben. O episódio termina com Ben a dizer, antes de bater a porta do quarto, que a busca começou para ambos.


Sem dúvida um grande episódio, que nos deixa com algumas certezas e com mais algumas dúvidas.
Já sabemos que Ben controla o monstro de fumo e que Alex não era mesmo sua filha. Sabemos que o pessoal do barco está mais perto da Ilha do que pensámos e porque é que Sayid começou a trabalhar para Ben.
Agora ficam as grandes dúvidas, o que é que se passou com o médico no barco? E porque é que dizem que está tudo bem com ele? Porque será quer só Hurley pode encontrar Jacob? E como é que Ben chegou ao deserto? Será que ele também viaja no tempo? Se isso for verdade, então ele não podia matar Charles Widmore porque este seria a sua constante... é uma teoria, mas com certeza que haverão muitas mais... e quais serão as regras que Widmore quebrou e às quais Ben se refere...
São muitas as perguntas que são levantadas e que esperámos ver respondidas no próximo episódio, onde também saberemos o que se passa com Jack e como é que ele se vai pôr melhor. Resta esperar e, para já, seguem os Easter Eggs.


-> Gracias a Naufrago por las imágenes... puedem vistarlo en http://www.sangrefria.com/.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.