Perdidos 4×12: There’s No Place Like Home (Parte 1)
Postado por SKJ.
Sem dúvida que este 4×12: There’s No Place Like Home (Parte 1) é um grande episódio de Perdidos, e é incrível como é que os produtores da série tem ideias para tão bons episódios depois de quatro temporadas. Perdidos é sem dúvida uma série muito à frente e este episódio mostra isso mesmo, apesar de não acrescentar muito à trama, abre caminho para aquilo que se espera ser um final de temporada espectacular.

Flashforward:

No Flashforward deste episódio temos toda a história da saída dos Oceanic Six da Ilha, ou pelo menos parte dela. Temos conhecimento de toda a história inventada a sua volta e como eles interpretam bem a história e o papel que lhe foi entregue, até sabemos o local do falso resgate. Bem como a recepção emocionante que lhes é prestada pelas famílias que os recebem de braços abertos. Só Kate parece estar um pouco à parte.

Sayid é o primeiro a encontrar a felicidade, mas como sabemos esta vem-se a mostrar curta. Ao saber da notícia do seu “regresso” Nadia vai ter com ele à base aérea onde fizeram a conferencia de imprensa e os dois encontram-se finalmente.

Sun também parece ter uma felicidade curta fora da Ilha. O seu primeiro acto depois de receber a indemnização do acidente é comprar a empresa do pai, para o provocar. Sun responsabiliza-o da morte de Jin dizendo que ele é um dos responsáveis pela sua morte, pois foi por sua causa que eles acabaram por entrar naquele avião.

Hurley é o próximo a aparecer no Flashforward e também ele não está muito bem, como também já sabemos por episódios que vemos no seu futuro. Nem a festa de aniversários que os pais lhe organizam o parecem animar, muito pelo contrario. E as coisas ainda ficam mais complicadas quando o pai lhe oferece o carro que em tempos os dois haviam decidido concertar e ele vê no contra quilómetros os números do azar que ele tanto detesta.

O último a aparecer no Flashforward é Jack que faz o discurso do funeral do seu pai, que finalmente pode-se realizar, apesar de não haver um corpo para enterrar como ele próprio diz. No final do funeral, a mãe de Claire fala com ele e diz que ela é sua irmã e que infelizmente não escapou do acidente. Jack fica como que em estado de choque e dá para perceber a sua angustia e desespero que já lhe conhecemos do seu futuro. Parece que este é um dos motivos que o faz querer voltar à Ilha.

O curioso é que em todos os momentos do Flashforward vemos um dos personagens que saiu e o sofrimento porque este passa, directa ou indirectamente, tendo também como base o que já sabemos do seu futuro. Apenas Kate não tem um momento só seu neste Flashforward, apesar de apesar nos momentos dedicados a Hurley e Jack. E pelo o que sabemos do seu futuro, ela é a única que parecem estar bem com a vida após a saída da Ilha. Também é curioso a forma como a mãe de Claire, elogia Aaron no funeral do pai de Jack, dizendo a Kate que tem um filho muito bonito.

Na Ilha:

Na Ilha, vemos como Kate e Jack saem em direcção ao helicóptero depois de ouvirem uma conversa pelo telemóvel. Faraday ao ouvir falar no protocolo secundário entra em pânico e diz a Charlotte que tem de sair da Ilha o mais depressa possível.

Quando Kate e Jack já estão no encalço do helicóptero, Sayid chega a Ilha e ao saber que eles foram ter com o inimigo decidi ir a procura deles e deixa a missão de saída da Ilha a cargo de Faraday, que leva o primeiro grupo para o barco.

Pelo caminho Kate e Jack encontram Sawyer e Miles e estes contam o que aconteceu na Vila dos Outros. Jack decidi procurar na mesma o helicóptero e Jack vai com ele, deixando Aaron com Kate.

Esta regressa com Miles para a praia mas logo deixa Aaron com Sun, indo com Sayid atrás de Jack e de Sawyer, que entretanto encontram o helicóptero e Lapidus, que foi algemado a um dos bancos do helicóptero e que explica a sua ideia ao atirar o telemóvel para o acampamento da praia. A ideia de Lapidus era que eles o viessem libertar e ele assim os pudesse tirar dali no helicóptero. E isso só não acontece porque Lapidus conta os planos de Keamy para destruir Ben e ao que tudo indica Jack e Sawyer vão atrás deles para tentar salvar Hurley, que continua com Ben e Locke.

E são precisamente estes três que continuam ocupados com a difícil tarefa de mover a Ilha, e para isso tem de encontrar uma nova estação, chamada Orquídea.

Pelo caminho encontram uma caixa velha, com alguns objectos (também antigos) e Ben usa um espelho para entra em contacto com alguém que está no cimo da montanha. Quando Locke lhe pergunta com quem é que ele está a comunicar, ele pergunta-lhe com quem é que ele acha que é.

Alguns momentos depois, os três aproximam-se da nova estação, e Ben diz a Locke que ele já devia saber que ele tem sempre um plano. O plano passa desta vez, por ser ele, o próprio Ben, a distrair Keamy e o seu exercito enquanto Locke e Hurley entram na estação para fazer qualquer coisa que não dá bem para perceber o que é.

Enquanto isso, Kate e Sayid continuam no alcance de Jack e Sawyer, mas acabam por ser cercados pelo grupo dos Outros, que finalmente dão sinal de vida, e liderados por Richard Alpert os desarmam e os obrigam a seguí-los.

No barco:

Sobre o que acontece no barco não há muito a contar a não ser a chegada do primeiro grupo vindo da Ilha, onde estão incluídos Jin e Sun, bem como Aaron, que Kate deixou à responsabilidade de Sun.

Como é óbvio à um momento de confronto e de explicações entre eles e Michael, mas a conversa é interrompida por Desmond que encontra um monte de bombas colocadas na cabine de controlo, isto tudo quando o barco está de novo arranjado e pronto para voltar para a Ilha.

Final do episódio:

O final do é espectacular com várias imagens dos vários grupos que se formaram, deixando tudo em aberto para os episódios finais e dando a entender que tudo pode acontecer, inclusive aquilo que esperamos ser o mais absurdo e impossível de acontecer. O episódio fecham mesmo com a entrega de Ben ao grupo de Keamy e com um murro que este lhe, fazendo, ao que tudo indica, que ele desmaie.

Como eu disse no princípio um excelente episódio que abre caminho a outros dois que também prometem e muito.
É certo que o episódio não traz assim muito de novo, mas levanta muitas dúvidas e interrogações sobre o que vai acontecer seja onde for.
Como sempre, a seguir ao resumo seguem-se os já habituais , bem como o novo espaço no blog dedicado à série que dá pelo nome de Lost Review.
Não percam nenhum dos dois
.

-> Gracias a Naufrago por las imágenes... puedem vistarlo en http://www.sangrefria.com/.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.