Rescaldo da Época 2007/08
Postado por SKJ.
Hoje, como prometido, será postado aquele que é sem dúvida o maior post de sempre na história deste blog. Nele será analisada toda a época desportiva em Portugal, com tudo o que houve de melhor e pior, durante todos estes meses.
Vamos lá começar...

Classificação Final (e breves comentários a essa qualificação):
1.º FC Porto (o justo vencedor e os pontos de avanço mostram isso)
2.º Sporting (o melhor a terminar a época, na luta pelo segundo lugar)
3.º V. Guimarães (a grande surpresa)
4.º Benfica (uma das desilusões)
5.º Marítimo (uma boa equipa, que mostrou bom futebol)
6.º V. Setúbal (uma das surpresas)
7.º Sp. Braga (a grande desilusão)
8.º Belenenses (mereciam ter ido mais longe, mas uma infelicidade não o permitiu)
9.º Boavista (um bom resultado para os problemas financeiros que tem)
10.º Nacional (não comprometeu mas também nunca sonhou muito alto)
11.º Naval (fez de tudo pela manutenção e pouco mais...)
12.º Académica (a paciência deu-lhes a manutenção)
13.º E. Amadora (com dificuldades, mais uma vez conseguiu a manutenção)
14.º Leixões (a sorte protege os audazes)
15.º P. Ferreira (não merecia ter terminado a época neste lugar)
16.º U. Leiria (não houve organização e a qualidade não chegou para a manutenção)

O onze da época:
Eduardo
Bosingwa
Bruno Alves
Rolando
Léo
Paulo Assunção
Rui Costa
João Moutinho
Cláudio Pitbull
Quaresma
Lisandro

A equipa sensação:

Sem dúvida o Vitória de Guimarães que fez uma época brilhante, apesar da boa época que o Vitória de Setúbal também fez.
Mas mesma assim acho que o V. Guimarães foi a grande surpresa do campeonato, por duas razões: primeiro, subiu da segunda divisão para o terceiro lugar em duas épocas e com isso (esta é a segunda razão), conseguiu intrometer-se no meio dos três grandes conquistando um lugar na Liga dos Campeões, coisa que poucas equipas conseguem apesar de serem muitas as que dão luta aos três grandes, mas no final acabam sempre por ceder.
Os pupilos de Manuel Cajuda merecem o “título” de equipa sensação por tudo aquilo que fizeram e por tudo aquilo que jogaram.

A equipa desilusão:

Ao contrário do rival minhoto, o Braga desiludiu tudo e todos. Era considerado por muito o quarto grande, mas não mostrou isso esta época, tendo até ficado fora da Taça UEFA, apurando-se apenas para a Taça Intertoto.
Esperava-se muito mais deste Braga que nas épocas transatas bateu de frente com os grandes tentando sempre chegar à Liga dos Campeões.

O Treinador da Época:

Jesualdo Ferreira. Perdeu a Taça e a Supertaça para o Sporting, mas ganhou o campeonato com uma diferença de pontos abismal para o segundo lugar. O Porto foi um justo vencedor, por isso, o seu treinador também tem que estar de parabéns.
Mas como ele disse quando recebeu o Globo de Ouro aquele prémio, tal como este, não é só dele, mas também de toda a equipa, pois sem ela, ele não tinha o sucesso que teve durante toda a época.

O Treinador desilusão:

Chegou para ser o treinador salvação, mas acabou como treinador desilusão. José António Camacho. Deixou o Benfica à nora e a jogar um futebol péssimo, com aquela que deveria ser a melhor equipa da década.
Claro que ele tem responsabilidades, mas também acho que o senhor Luís Filipe Vieira não o ajudou muito, pelo contrario só lhe complicou a vida.



O jogador da época
:


Lisandro López. Foi sem dúvida o melhor jogador da época. Marcou 24 golos e ajudou o Porto a ganhar vários jogos e a aumentar cada vez mais a vantagem pontual para os perseguidores.
Raça, determinação, sacrifício, instinto, são alguns dos adjectivos que o qualificam. Todos eles a juntar à facilidade de remate, à facilidade de desmarcação, à facilidade de cabeceamento e à entrega que dá ao jogo.
Um extraordinário avançado que pode jogar em qualquer clube do mundo, com os melhores jogadores do mundo. Vai, com certeza, ser muito cobiçado e muito difícil do Porto segurar para a próxima época.

O jogador revelação da época:

Geromel. Um dos melhores centrais a actuar no futebol português. Só não o coloco no onze ideal porque acho que o Rolando merece mais por tudo aquilo que tem vindo a fazer nas últimas épocas e que acabou por o fazer assinar pelo Porto.
Mas o Geromel é de facto um prodígio do nosso futebol, um jogador que muito dificilmente ficará em Guimarães. Bom na antecipação, na temporização, no desarme, no cabeceamento e com alguma técnica. Sem dúvida, a grande revelação da época.


Foi sem dúvida uma época em grande para o Porto em termos de campeonato e para o Sporting em termos de taças, ganhou a Taça de Portugal e a Supertaça, perdendo na final da Taça da Liga para o V. Setúbal que foi a primeira equipa a conquistar o trofeu.
E assim está feita a analise da época 2007/08, com tudo o que houve de melhor e pior. Para o ano há mais e o Diário do Contra estará cá para a analisar.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.