Toca a Visitar #06
Postado por SKJ.
Nesta sexta edição do Toca a Visitar, o monumento do nosso belo país que temos para vos apresentar é Museu Conde de Castro Guimarães.
Este belo museu localiza-se na, também belíssima, cidade de Cascais, sendo que foi mandado construir por Jorge O´Neil a Francisco Vilaça, em 1890, destacando-se a sua torre, de características medievais, a Torre de S. Sebastião.
Em 1910, o palácio (que hoje dá origem ao Museu) foi vendido aos Condes de Castro Guimarães que, após procederem a algumas alterações, passaram a habitá-lo.
Após o falecimento do conde, em 1927, este deixou em testamento, a casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público. Juntamente, também foi doado o recheio do palácio, destacam-se as pinturas da época da sua edificação, baixelas do século XVII, porcelanas orientais e mais de 25 mil livros, que fazem parte da famosa biblioteca do museu. À que destacar a valiosa Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.
Tanto a biblioteca e como o museu podem ser visitados pelo público.

Horário de Visita:
3ª feira a domingo das 10h00 às 17h00;
Encerra à 2ª feira e feriados.

Serviços disponibilizados:
- Visitas guiadas;
- Visitas específicas para escolas;
- Utilização da Biblioteca do Conde de Castro Guimarães, mediante pedido formal aos seus responsáveis, para consulta e/ou investigação histórica e científica;
- Acesso a pessoas com deficiência motora.

Contactos:
Tel: 214815304
mccg@cm-cascais.pt

Etiquetas: ,


Comentar ou voltar à página inicial.