Toca a Visitar #07
Postado por SKJ.
Nesta sétima edição do Toca a Visitar, o monumento que aconselhámos a visitar é o Palácio do Conde de Oeiras.
Este palácio é um solar do século XVIII, que fica localizado na freguesia de Oeiras e que serviu de residência oficial de Sebastião José de Carvalho e Melo, que ficou conecido por outras duas designações, o de Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.
O palácio e os seus jardins caracterizam-se por possuírem vários elementos arquitectónicos e artísticos de elevada raridade e de grande beleza.
No seu traçado inicial, esta quinta obedecia a um conceito de geometrismo rigoroso, articulando as componentes recreativa e lucrativa. Ergue-se numa situação estratégica em relação ao casario do núcleo antigo de Oeiras.
É de destacar, a sua capela dedicada a Nossa Senhora das Mercês, cujos estuques são de rara beleza e perfeição. O azulejo tem também no seu interior um lugar de importante destaque.
O Palácio apresenta ainda um recheio precioso, com telas de André Gonçalves e estátuas de Machado de Castro. No exterior, o terraço é preenchido por alinhamentos de estátuas, diversa vegetação ornamental e por duas Araucárias, visíveis a grande distância, uma vez que se sobrepõem bastante aos telhados do Palácio.
O Palácio do Conde de Oeiras, é sem dúvida um monumento que merece ser visitado, contudo, neste momento apenas os seus jardins estão abertos ao público, isto apesar do palácio e tudo o que o envolve estarem classificados como Monumento Nacional.

Horário de Visita:
(apenas os Jardins)
Todos os dias.
No Verão – das 9h00 às 20h00;
No Inverno – das 10h00 às 18h00.

Preço:
Entrada Gratuita.

Contactos:
Largo Marquês de Pombal,
2784-540 Oeiras;
Tel: (351) 214 404 834.

Etiquetas: ,


Comentar ou voltar à página inicial.