Rescaldo do Surviver Series 2008
Postado por SKJ.
No passado fim-de-semana, a WWE proporcionou-nos mais um excelente PPV e este Cyber Sunday esteve repleto de excelentes combates, com bastante emoção e algumas surpresas.

A noite começou com as últimas notícias à cerca do Jeff Hardy a serem o centro das atenções e com toda a gente a tentar perceber o que tinha acontecido. Ninguém sabia muito bem o que se tinha passado, mas o que mais preocupava era saber se ele iria combater ou não nessa noite, situação que só ficamos a par minutos antes do combate.

O primeiro combate da noite, opôs a Team HBK à Team JBL, num Traditional Survivor Series Elimination Match. Quem leu a minha crónica da semana passada sabe que eu esperava muito deste combate e, de facto, não me desiludi. Comecei por ser surpreendido por MVP não ter sido o primeiro a ser eliminado e até ter sido ele a eliminar o primeiro membro da equipa adversária (e do combate também), mas os seus festejos duraram pouco tempo, pois segundos depois dele eliminar o JTG (enquanto ainda festejava) o Khali entrou em ringue e de imediato pôs termo aos festejos, eliminando ele o MVP. O combate desenrolou-se a um bom nível, com excelentes momentos e com um elevado nível de incerteza, pois a certa altura era difícil dizer quem podia ou não ganhar o combate. Gostei especialmente do final, quando o HBK gozava com o JBL por este não ter entrado em ringue a tempo de não ser desqualificado, e o Morrison tentou-se aproveitar da situação, tentado aplicar um Sweet Chin Music, mas os planos saíram-lhe furados, sendo o HBK a aplicar um grande Sweet Chin Music ao Morrison, dando a vitória à sua equipa, sendo que além do HBK ainda sobravam o Khali e o Mysterio. Como referi gostei muito do combate e como eu esperava foi a equipa do Shawn Michaels a ganhar o combate. O que também foi muito bom foi os festejos entre os três sobreviventes do combate, com o Khali a levantar os braços ao Mysterio e ao HBK, sendo que estes tiveram de subir às cordas para que, digamos, “ficassem ao mesmo nível”.

No combate que se seguiu, tivemos mais um Elimination Match, desta vez de Divas, sendo que de um lado estava um equipa de Divas da Raw e do outro lado uma equipa de Divas da SmackDown!. Ainda antes do combate começara, dei por mim apensar: “Isto sim é o espirito deste tipo de combates, pôr os problemas de parte para defender a sua brand”. Mas cedo me arrependi de ter pensado tal coisa, pois pouco tempo depois do combate começar a equipa da SmackDown! (que até parecia a mais unida) se desentendo. Postos os problemas de parte, o combate desenrolou-se a um bom nível, e eu que cheguei a pensar que este combate podia dar para o torto, confesso que gostei muito e acho que acabou por ser um excelente combate. Gostei muito de ver a Kelly Kelly, acho que tem vindo a evoluir bastante, a Maryse também esteve bastante bem, sendo a última sobrevivente da sua equipa, e a Beth Phoenix, como já esperava, teve também muito bem, sendo a última sobrevivente da sua equipa e sendo ela a conquistar a vitória para a Raw. Para apimentar feuds a Mickie James foi eliminada por estar a ser distraída pela Beth Phoenix e a Michelle McCool foi eliminada por ser distraída pela Maria. Acho que não há dúvida sobre quem vai andar atrás dos títulos femininos nos próximos tempos. Resta-me só salientar que, para mim, o melhor momento do combate foi quando a Mickie James e a Michelle McCool se encontraram em ringue e que este de facto foi um excelente combate, que não podia terminar sem o Santino a fazer as suas habituais parvoíces enquanto festejava a vitória da Beth Phoenix.

Segui-se depois o combate de caixão entre o Undertaker e o Big Show. Mais uma vez tivemos um excelente combate entre estes dois, sendo que, se calhar, já estamos um bocado fartos de ver sempre os dois a combater, mas o que é um facto é que os dois têm tido sempre excelentes combates e desta vez tínhamos uma estipulação que não vemos todos os dias. Como referi, acho que o combate foi bastante bom, em certas alturas equilibrado, mas sempre com uma supremacia do Undertaker, que até podia ter perdido o combate se o Big Show não se tivesse esquecido que depois de o pôr no caixão tinha que ser ele a fechar a tampa. Seja como for, acho que não havia muitas dúvidas que o vencedor seria o Undertaker e acho que o final do combate foi muito bom, como Big Show a destruir o caixão e a tentar fugir, mas rapidamente é alcançado pelo Undertaker, é trazido outro caixão e quando o Big Show usava esse novo caixão como arma, o Undertaker contra ataca atirando o Big Show contra o caixão que estava de pé e aberto, fazendo com que o Big Show caia dentro do caixão que a tampa se feche. Um excelente combate ao qual só tenho mais uma nota acrescentar: é certo que os comentadores pouco lá vão comentar, mas porque é que sempre que uma mesa tem que ser destruída é a mesa dos comentadores da ECW que é destruída?

No combate seguinte, tivemos o último dos Traditional Survivor Series Elimination Match, desta feita entre a equipa do Batista e a equipa do Randy Orton. E se no combate das Divas elas se desentenderam pouco tempo depois do combate começar, ainda antes de começar ouve um pequeno desentendimento entre o Randy Orton e o Cody Rhodes, desentendimento esse que os restantes membros da equipa conseguiram serenar. O combate começou com o Regal a ser eliminado em poucos segundos pelo CM Punk, que praticamente não deu tempo ao campeão Intercontinental para aquecer (há quem diga que o Regal estava com uma virose e, por isso, quiseram tirá-lo do combate o mais depressa possível). Quanto ao resto do combate, acabou por ser um excelente combate e ao contrário do que esperava foi a equipa do Orton que dominou grande parte do combate, o que deixou o Batista sozinho contra quatro adversários, diferença numérica que cedo se encurtou, pois pouco tempo depois do Mark Henry ter eliminado o Matt Hardy, o Batista eliminou-o com um spear e pouco tempo depois eliminou o Shelton Benjamin. Quando se preparava para aplicar um Batista Boomb ao Cody Rhodes, o Orton fez tag sem o Batista se aperceber e enquanto este tentava perceber porque é que o árbitro não fazia a contagem ao pin que estava a fazer, o Randy Orton aplicou-lhe o RKO e deu a vitória à sua equipa. Um excelente combate, que acabou por me surpreender, pois apostei na vitória da equipa do Batista e quando vi que apenas sobravam o Rhodes e o Orton, pensei que os dois se iriam desentender visto o que tinha acontecido antes do combate. Quanto ao Orton e ao Batista, acho que o combate serviu para reforçar uma feud entre os dois visto que de momento tanto um, como o outro, estão afastados da luta pelo título.

Para o fim, como seria de esperar, ficaram os combates pelos títulos mundiais. O primeiro combate que tivemos foi aquele em que o título da WWE estava em jogo, e antes do combate começar fomos informados que o Jeff Hardy não iria participar no combate e teríamos, então um Triple H vs. Vladimir Kozlov. Há quem diga que o combate estava a ser bastante aborrecido, e eu sou obrigado a concordar em parte, uma vez que o combate não estava a ser nada de especial, mas também não estava a ser assim tão mau como muitas pessoas dizem. Aliás o combate estava a ser bem renhido e para quem lá estava a ver devia ser muito difícil de perceber quem iria ser o vencedor. E é precisamente numa altura em que esse equilíbrio se desfaz e que até é o Triple H por cima no combate, aparece Vickie que diz que: “Ele está cá... Ele está cá...” e público entra em delírio pensando que afinal vai ver o Jeff Hardy no combate. Mas eis que toda a gente é surpreendida quando é Edge que entra e se dirige para o ringue. Eu digo que toda a gente é surpreendida, pois eu próprio fiquei surpreendido com a ovação que o público faz quando o Edge se dirige para o ringue. Este aplica um spear a HHH e quando toda a gente pensava que ele ia ganhar o combate eis que aparece Jeff Hardy que começa a dar cadeiradas a toda a gente e quando tenta dar com a cadeira em Edge (deve ter sido ele que o agrediu no hotel, pelo menos foi isso que interpretei) acaba por atingir Triple H e sofre um spear do Edge que, oportuno, como sempre, faz o pin a Triple H e ganha o título. Sem dúvida um combate que valeu pela sua surpresa e imprevisibilidade e onde, finalmente, o Triple H perdeu o título e onde, mais uma vez, não foi o Jeff Hardy a ganhar.

Para o fim, ficou o combate pelo título Mundial e confesso que estava ansioso pelo regresso do Cena. A recessão que o público lhe fez foi espectacular e só a ultrapassa a ovação que recebeu quando apareceu de surpresa no Royal Rumble, onde claramente, o factor surpresa contribui para essa ovação, factor esse que aqui não se verificou. Quanto ao combate, foi um excelente combate, pelo menos eu gostei muito, teve excelentes momentos e alturas em que não se sabia bem para que lado ia cair a vitória. O Jericho, como sempre, esteve a um grande nível, e o Cena também esteve muito bem. Tinha apostado na vitória do Cena e acho que não podia acontecer outra coisa, uma vez que na prática ele nunca tinha perdido o título e o combate era na sua terra natal, junto do seu público, que delirou com a sua vitória. Resta agora ver por quanto tempo o Cena terá o título, ao contrário do que muitos dizem, acho que não será por tanto tempo como foi da última vez, mas também não podemos esperar que seja um reinado de poucas semanas uma vez que o Jericho já tem a sua desforra marcada, sendo que eu não acredito que o Cena irá perder o título nesse combate.


Como referi gostei muito deste Surviver Series, acho que foi, de facto, um excelente PPV, senão vejamos: três excelentes Elimination Match, um bom combate com uma estipulação que não é normal vermos e com os dois principais títulos a mudar de mãos. Acho que não se pode exigir mais de uma noite só.
Este PPV deixa também algumas dúvidas em relação ao futuro de alguns wrestlers uma vez que parece haver gente a mais para um título, tanto na Raw como na SmackDown!.
Na Raw acho que as coisas estão bem definidas, pelo menos na minha cabeça, uma vez que acho que teremos uma feud HBK/JBL, o Orton e o Batista devem-se entreter um ao outro enquanto não surge uma oportunidade pelo título e o Jericho parece-me ser quem vai andar atrás do Cena, pelo menos nos próximos tempo, sendo que estou ansioso por um Cena/Orton.
Quanto à SmackDown! é onde tenho mais dúvidas. Com o Edge a campeão parece normal que seja o Undertaker a vir atrás dele e, finalmente, atrás do título, uma vez que me parece que a feud Big Show/Undertaker já deu o que tinha a dar. Se tal acontecer, sobra-nos o próprio Big Show, o Triple H, o Jeff Hardy e o Kozlov. E confesso que não sei bem por onde lhe pegar. Se por um lado gostava de ver o Hardy a ir atrás do título não me parece que tão cedo aconteça, pois não será tão cedo que o Edge o perderá. Por outro, temos o Triple H que deve ter uma clausula de desforra, mas que com certeza também quererá ir atrás do Jeff por este lhe ter costado o título... e confesso, que não sei muito bem onde pôr o Big Show e o Kozlov no meio disto tudo... uma tremenda confusão, que, com certeza, os próximos tempos ajudarão a esclarecer.
Quanto aos títulos femininos, como referi em cima, acho que está, pelo menos para mim, tudo mais ou menos esclarecido: Michelle McCool/Maria e Beth Phoenix/Mickie James, sendo que neste ultimo caso a regressada Melina poderá ter algo a dizer.
Assim termina a minha crónica desta semana, espero que tenham gostado e como sempre fico à espera dos vossos comentários, criticas e sugestões. E como é óbvio, também quero saber o que acharam deste Surviver Series.
Até à próxima...

Etiquetas: , ,


Comentar ou voltar à página inicial.