Perdidos 5×02: The Lie
Postado por SKJ.
Como prometido o resumo do segundo episódio...

Andámos três anos atrás no tempo, e fora da Ilha vemos o grupo que saiu de lá, no barco de Penny. O grupo discute a mentira que iria contar sobre o acidente e o que aconteceu ao avião, e Hurley parece ser o único que não quer mentir. Jack tenta convencê-lo, dizendo que só a mentira é que podem proteger os que ficaram na Ilha de Charles Widmore e que se contassem a verdade todos iam achar que eles estavam doidos. Hurley diz que ninguém vai achar que eles são doidos e se todos o apoiarem. Os outros não o apoiam e ele diz que se um dia eles precisarem dele ele não os vai ajudar.

No presente, Hurley dirige o carro com Sayid ainda inconsciente. Com a pressa e com as tentativas de acordar Sayid acaba por ir contra um caixote do lixo, o que faz com que um carro da polícia venha atrás dele. Nervoso, ele encosta. E a agente da polícia que se aproxima é… Ana Lucia. Ela dá-lhe um raspanete, por ele andar a conduzir como um doido e por ter parado o carro. Diz ainda que se fosse um polícia real ele estava em sérios apuros e que ele tem trabalho a fazer: primeiro, arranjar roupas novas e, segundo, deixar Sayid com alguém que ele confie. Antes de se despedir ela diz que Libby manda comprimentos. Ao afastar-se, Hugo Olha para trás e vê que não há lá nenhum carro da polícia.

Na Ilha, mais precisamente, na praia, enquanto Rose e Bernard tentam fazer uma fogueira, Sawyer fala com Juliet, que vê que o bote ainda se encontra no mesmo sítio, o que a faz perceber que tudo o que estava com eles durante o primeiro clarão não desapareceu. E os dois vêem Daniel Faraday que só agora se junta ao acampamento. Faraday diz que foi buscar a mochila e que se acabou por perder e que precisa d efazer novos calculos para saber o lugar exacto para onde eles possam navegar, mas para isso é preciso saber em que época é que eles estão. Miles resolve ir buscar comida, e Charlotte, Sawyer e Juliet, vão procurarágua.

Fora da ilha, Hurley para num posto de gasolina, para comprar uma nova camisola, e quando sai dali cruza-se com Kate, sem que nenhum dos dois se aperceba. Ela está bastante transtornada e Aaron só quer voltar para casa. Ela pega no telemóvel com a intenção de ligar para Jack, mas acaba por não o fazer. Em vez disso, recebe um telefonema de alguém desconhecido. Ela fala com a pessoa, e fica admirada por saber que ela está em Los Angeles, dizendo-lhe que irá ter com ela dentro de meia hora.

Num hotel, Benjamin Linus pega numa mala escondida dentro de uma saída de ventilação. Ele é interrompido por Jack, que chega e começa a procurar alguma coisa no meio das roupas dele. Ben diz que se ele anda a procura dos comprimidos dele, que ele os deitou fora e que se ele quer alguma coisa desta vida, o melhor é ir fazer uma mala, pois nunca mais voltará. Jack combina, então, vir buscar Ben dentro de seis horas, pois Ben irá levar o caixão de Locke para um local seguro.

Longe dali, Hurley, com Sayid às costas, chega a casa onde é recebido pelo pai. David Reyes ajuda Hurley, mas são interrompidos pela campainha: é a polícia de Los Angeles. Hurley e o pai dele não conta nada à polícia, sendo que em troca o filho terá de lhe contar toda a verdade. Ao estar novamente sozinho com Hurley, David diz que Sayid precisa de um médico e Hurley diz que sabe o que fazer.

Enquanto isso, Kate e Aaron chegam a um hotel, e vão ao último andar, onde se encontram com… Sun. Ela recebe-os muito sorridente.

Noutro lugar, Ben vai a um talho, onde a dona, Jill, o parece conhecer muito bem, chamando-o, inclusive, pelo nome. Ele diz que não está ali para comprar carne, mas para guardar algo que traz na carrinha. A mulher pergunta se é o que ela está a pensar, ao qual Ben de forma afirmativa, sendo que Jill diz que ali ele estará seguro. Ben pergunta, ainda, se Jeffrey e Gabriel chegaram. Ela diz que sim, e que tudo está a correr como combinado.

Na Ilha, o grupo continua à volta da fogueira, enquanto Faraday aparece pensativo na praia. Charlotte vai ter com ele, levando frutas e dizendo que está com uma dor de cabeça que não a larga. Além disso, ela diz que está com alguns problemas de memória, dizendo que nem se lembra do nome do meio da mãe. Faraday tenta tranquilizá-la, dizendo que deve ser tudo por causa do stress. Ela pergunta se ele sabe o que se está a passar com ela, mas ele não responde. Pouco depois, Miles chega, trazendo consigo um javali, que diz ter encontrado na floresta, mas Neil, um dos do grupo, começa a reclamar, dizendo que eles nem sequer têm fogo para o preparar. E ao dizer isto, ele é atingido por uma flecha em chamas no peito. Espantados, Sawyer e Juliet olham para o céu, vendo mais flechas como aquelas e ordenam que todos fujam. Durante o ataque, alguns membros do grupo são mortos, sendo que Sawyer consegue ajudar Juliet, e Daniel consegue ajudar a Charlotte.

Fora da ilha, Hurley vê que os policias estão a vigiar a casa. O pai dele começa a questionar se Hurley está maluco, ou simplesmente a mentir. Enquanto isto, chega Carmen, a mãe de Hurley, espantada com ver Sayid desmaiado no sofá. E apercebendo-se que ele não está a respirar. Hurley e David ficam aflitos, mas Sayid parece ainda respirar, sendo levado pelos dois. Em seguida, vemos o pai de Hurley a sair dali de carro…

No hotel, Sun conta que está na cidade para resolver alguns negócios, mas que queria ver Kate. Kate conta-lhe sobre os advogados. Sun diz que ela precisa resolver as coisas com os advogados à sua maneira, e Kate fica indignada, perguntando que tipo de pessoa ela acha que ela é. Sun diz que ela é do tipo de pessoas que tomas as decisões difíceis quando isso é necessário. É aqui que a morte de Jin vêm à conversa e Kate pede desculpas pelo sucedido. Sun diz que ela tomou a decisão certa pois se assim não fosse todos teriam morrido. Acoreana muda de conversa, perguntando por Jack...

E é precisamente com Jack, que David vai falar e mostra Sayid na mala do carro dele. Jack insiste em levá-lo ao hospital, e David concorda, desde que a partir dali, o médico fique longe de Hurley. Na entrada do hospital, Jack liga para Ben e diz-lhe que está com Sayid. Ben mostra-se surpreendido e interessado com o que acabará de ouvir.

Em casa, Hugo ouve a mãe a criticar Sayid e aflita com sua condição de fugitivo e suposto assassino do filho. Ela tenta perceber o que se está a passar e Hurley tenta desconversar, mas ela insiste em que ele diga a verdade. E ele acaba por confessar tudo, dizendo que eles mentiram sobre o acidente. Ele fala da Ilha, do monstro de fumo, dos Outros, das escotilhas, do computador, da Dharma e dos tipos do barco, de Widmore, do desaparecimento da Ilha e dos que ficaram para trás... para mim está é a melhor cena dos dois episódios, sendo que a resposta da mãe de Hurley é no mínimo surpreendente: ela diz que não percebeu grande parte do que ele disse, mas que acreditava nele. O que faz com que Hurley se sinta, digamos, melhor...

Na ilha, Sawyer e Juliet caminham pelo mato até que ouvem um barulho de pessoas a andar. Eles param e escondem-se, vendo as pessoas armadas a caminhar. Segundos depois, acabam por ser encontrados por alguns deles, sendo que um pergunta o que é que eles estão a fazer na Ilha deles.

No hospital, Jack consegue reanima Sayid, que mal acorda tenta estrangular o médico, soltando-o ao perceber quem ele era. Sayid pergunta quem o trouxe até ele e Jack conta o que se passou, sendo que Sayid fica preocupado perguntando se mais alguém sabe se Hurley voltou para casa…

E é em casa que Hurley se assusta ao ver Benjamin Linus. Este tenta acalmá-lo, dizendo-lhe que a polícia não sabe que ele está lá, e que pode tirá-lo dali. Ele promete que se ele for com ele tudo correrá bem e é então que ele parece lembra-se de tudo aquilo que Sayid disse sobre Ben, saindo a correr da casa, entregando-se à polícia. Ben observa tudo de longe e Hurley parece feliz.

Na ilha, um dos homens que apanharam Juliet e Sawyer começa a interroga-los. Mesmo com Sawyer a concordar contar tudo, o homem manda um dos outros cortar uma das mãos de Juliet… Mas tal acaba por não acontecer, pois eles são atacados com pedras e com facas, acabando por serem mortos. É Locke quem aparece cumprimentando Sawyer e Juliet...

Numa sala escura, uma mulher encarapuçada escreve equações num quadro. Perto dela, um pêndulo balança. A sala tem máquinas e um computador antigo, afrente do qual a mulher se senta. Vemos que o pêndulo parece ter um giz em sua ponta, riscando um mapa. Na ecrã do computador, o mapa aparece em versão reduzida, e a frase “Janela de eventos determinada” aparece a piscar. A mulher sai da sala. Ela sobe umas escadas e aparece numa espécie de igreja. No salão da igreja, está Ben. Ele pergunta se ela teve sorte, e ela diz que sim. Ela diz que eles têm cerca de setenta horas e Ben diz que teve algumas dificuldades e que precisa de mais tempo. Ela diz que isso não é possível, e é então ai que vemos que a muler é, nada mais, nada menos, que Sra. Hawking, a velhinha do antiquário que ajudou Desmond, em relação às visões que ele tinha. Ben diz que teve problemas com Hurley, e pergunta-lhe o que acontecerá se eles não voltarem todos para a Ilha. E responde: “Então, que Deus ajude a todos”.

Termina assim esta dose dupla de Perdidos, e tão de pressa quando possível serão aqui postados no blog os Easter Eggs e os comentários a estes dois primeiros episódios desta quinta temporada.

-> Como sempre o crédito das imagens vai para o Naufrago. Podem visitá-lo aqui.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.