Comentários ao Perdidos 5x06: 316
Postado por SKJ.
Como já referi, este Perdidos 5x06: 316 foi um grande, grande episódio e, por isso, há muito para ser comentado, ou melhor, muito para ser questionado e muito para ser teorizado.
Temos que começar por Mrs. Hawking e por aquela espécie de escotilha que ela “controla” fora da Ilha. Deverá ter sido a primeira escotilha da Iniciativa Dharma, pois pelo que ela diz foi a partir dela que a Ilha foi descoberta. Mas agora estou como o Jack: como é que a senhora tem tanto conhecimento de causa? De onde é que ela conhece o Ben? Terá ela sido da Dharma? De facto, não sei responder. O que me parece estranho foi ela pouco ter ligado ao que o Desmond disse sobre o Faraday e estar mais preocupada que eles aceitassem em voltar à Ilha.
Quanto ao facto de a Ilha estar em constante movimento, daí não ser encontrada facilmente, não parece ser uma novidade para ninguém, o que me espanto foi o facto de ter que ser encenado, digamos assim, um novo acidente e que tudo tem que estar o mais parecido possível com o primeiro. O facto de Locke ter de “substituir” o pai do Jack é surpreendente e a parte em que o Jack lhe calça os sapatos também.
Outro coisa que fica bem patente no episódio, é que Ben continua a mentir, a tudo e todos, e sobre tudo e mais alguma coisa. Como diz o Desmond ele anda a usar toda a gente como peças de um puzzle que precisam de ser encaixadas, e desta vez teve a preciosa ajuda da Mrs. Hawking.
Agora as grandes perguntas do episódio e aquelas que levam às teorias: O que aconteceu com o Aaron? O que convenceu o Hurley e a Kate a voltarem? O que fez Sayid para ser preso? Lapidus estar no avião é coincidência? O que será feito de Desmond? Quem são aqueles dois novos personagens? E o que aconteceu à cara e ao braço do Ben?
Bem... por onde começar? Ao contrário do que é aconselhável, talvez pelo fim. Já li que Ben poderá ter ido atrás de Penny para cumprir a promessa de que a mataria que fez ao Widmore. Também pensei nisso, depois de ver o Sayid preso, lembrei-me das palavras dele de que um próximo encontro entre eles poderia não terminar da melhor maneira. Talvez o Ben se tenha posto a jeito para que ele lhe desse uma tareia e depois acabasse por ser preso. Acho que foi isso que aconteceu e fez com que o iraquiano estivesse no avião: mais um dos planos do Ben.
Quanto ao embarque do Hurley penso que lhe terá sido aconselhado por uma das suas visões, talvez uma visão do Charlie, por isso, é que ele leva aquela viola. Mas também penso que a viola tem a haver com o facto de tudo ter que estar o mais possível parecido com o primeiro acidente. Talvez isso justifique a ausência de Aaron, resta saber quem é que terá convencido a Kate disso. Talvez uma visão da Claire...
Quanto aos dois novos personagens acho que também têm a haver com o equilíbrio, ou a semelhança que aquele “acidente” tem que ter com o primeiro. A Kate, no primeiro, era acompanhada por um agente, e tal o homem que das os pêsames ao Jack tenha algo de parecido com um dos outros passageiros que agora ali não estavam. Até a chegada atrasada de Ben é em tudo igual à de Hurley no embarque antes do primeiro acidente. Mas para esclarecer isso, tempos que esperar por novos episódios...
Quanto ao Desmond, ele nunca chegou à Ilha de avião, por isso, talvez o “destino” o leve até lá de volta no seu barco, isto se a teoria de que Ben foi atrás dele e de Penny esteja errada.
Quanto ao Lapidus acho que ele é a chave para estarem naquele avião. Não é por causa da destino, nem da rota que este faz, mas sim por causa do piloto que ele tem. Pelo menos esse é o meu ponto de vista....
Falta ainda duas coisas importantes: o que é feito do resto das pessoas que vieram no avião, uma vez que só vimos o Hurley, o Jack e a Kate? E o que é que o Jin faz naquela carrinha e com aquela roupa vestida?
Acho que só nos resta mesmo esperar por novos episódios, mas para não desesperamos, é melhor pensarmos que já faltou mais para: A Vida e a morte de Jeremy Benthan.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.