Comentários ao Perdidos 5x07: The Life and Death of Jeremy Bentham
Postado por SKJ.
Não sou pessoa de me repetir, mas este foi sem dúvida um grande episódio, coisa que devo ter dito de todos os episódios desta quinta temporada, mas o que é certo que não consigo escolher um episódio que tenha sido melhor ou pior, todos foram excelentes.
Como já referi, aquando do resumo, esta quinta temporada tem sido a melhor e todos os episódios parecem poder ser elevados a melhores da série, sem qualquer tido de dificuldade.
Este episódio dá razão ao seu título, pois nele vemos a vida e a morte de Jeremy Bentham, e eu acrescentaria que até vemos o “nascimento” de Jeremy Bentham, pois ele só passa a existir quando Carles Widmore o baptiza, se assim podemos dizer. E Widmore é, neste momento, a personagem que mais curiosidade me suscita, pois não faço a mínima ideia se ele está do lado do bem ou do mal, ou até se há bem no meio disto tudo. Ele vigia a saída da Ilha e diz que era o líder dos Outros antes de Ben o destronar, coisa que era fácil de imaginar, e pode justificar o ódio que há entre os dois.
Abbadon é outra personagem curiosa no meio disto tudo. Que ele trabalhava para o Widmore, já nós sabíamos, mas qual seria o seu papel no regresso à Ilha é que acho que nunca saberemos, pois acho que tal só aconteceria se Ben não o tivesse morto.
Locke está destroçado e a deixar fugir a sua fé. O facto de não conseguir convencer ninguém a voltar, fá-lo duvidar. Mas ele tem um trunfo: Jack, isso mesmo, não estou enganado, ele é o grande trunfo de Locke, pois ele sabe que se Jack quiser voltar ele consegue convencer os outros a fazer o mesmo, ou não fosse ele o “líder” que todos sempre ouviram na Ilha. As últimas palavras de Christian antes de Locke deixar a Ilha, podem ter parecido insignificantes, ou pelo menos com pouca importância, naquela altura, mas foram o suficiente para fazerem com que Jack pensasse em voltar e Locke soube-as usar da melhor maneira.
Mesmo assim Locke acha que não fez o que devia fazer e as cenas da tentativa de suicídio são arripiantes. Não deveria ser daquela forma que ele se deveria sacrificar, e Ben tentou de assegurar que assim não seria. O que acontecerá entre os dois, depois deste incidente? Se é que lhe podemos chamar incidente. Ben é aquela personagem que nunca deixa de surpreender e que faz de tudo para seu próprio bem, ou alguém acha que é para o bem da Ilha? Ele faz de tudo para atingir os seus objectivos e, ao que me parece, para saciar a sua necessidade de poder e de sentir importante. Era Locke quem devia ter movido a Ilha, mas foi ele quem o fez. Era Locke quem devia ter feito os outros voltar, mas é Ben quem o acaba por fazer. Se virmos bem, os dois até são parecidos. Os dois perderam a mãe, os dois tiveram problemas com o pai, os dois parecem só terem amado uma única mulher em toda a vida. Os dois encontraram refúgio na Ilha, mas Ben quer protagonismo, Locke quer um sentido para a sua vida. Quando Ben o mata, ele tem a certeza que nunca mais o voltará a ver, mas está enganado, por isso, os próximos tempos prometem aquecer as coisas entre os dois.
Ben continua a revelar o seu lado de mentiroso e manipulador. Ele sabe a verdadeira história de Jin, mas mente para Sun, usando a aliança como prova. Ele diz a Jack que não sabia que Locke se tinha enforcado, quando foi ele armou o “espectáculo” todo. Ele só mata o Locke depois de saber tudo o que precisava para voltar à Ilha.
Tenho ainda de salientar o encontro de Locke com o Walt e a certeza do primeiro que o rapaz já passou por muito e que não precisa de voltar. Será que Ben não se lembrou dele? Ou Walt não precisa mesmo de voltar? Em Ben ter sido benevolente e ter-se preocupado com o rapaz é que ninguém acredita, pois não? Será que o voltaremos a ver? Penso que sim... E o sonho que ele teve, o que significará? Muito tenho a certeza...
Há ainda o não encontro de Locke com Sun. Ele estava disposto a cumprir o que prometeu, o que já era de esperar. Mas Ben tratou de fazer exactamente o contrário, bem ao estilo.
Falta ainda falar dos novos personagens e das coisas que se passaram na Ilha. Quem serão Caesar e Ilana? Simples viajantes? Não me parece... Trabalharão para Widomore? Não sei se é possível, pois Caesar não conhecia Ben, ou seja, pelo menos para este, esta hipótese parece posta de parte. E porque será que Sun e Lapidus se fizeram ao mar? terão sido eles, pois falam de uma mulher e do piloto, só podem ser eles. E o Sayid? O que é que lhe terá acontecido? E porque é que os dois primeiros não procuram por Locke? Talvez por terem pensado que ele estava mesmo morte, e estava, e a sua ressurreição é uma coisa que não se explica cientificamente, penso eu, em Perdidos tudo é possível.
E Huley, Jack e Kate? Vimo-los no final do último episódio, mas onde é que eles estarão? Ou será melhor perguntar quando? Pelo que Caesar diz, o Hurley desapareceu com o clarão, e com os outros terá acontecido a mesma coisa. Será que estão no passado? É bem possível que sim, o que será bem interessante ver no futuro da série. Mas volto a insistir: e o Sayid?
Os sobreviventes estão na Ilha mais pequena e tudo aquilo que vimos na escotilha, parece-me obra do Faraday, talvez seja o seu local de trabalho, ou coisa parecido, só no futuro saberemos. E há também a questão da lista dos passageiros do avião. não percebi bem, mas parece que o Caesar diz que os feridos não estão na lista, ou que não é possível confirmar se eles estavam ou não, por razões óbvias, a meu ver. Mas como já disse, não percebi quem a que é que ele se referia. Já vi escrito, também, que ele diz que apenas um não está na lista e que esse passageiro é Ben, que está estendido numa cama, a mercê do homem que tentou... quer dizer, que matou... O que irá acontecer ente os dois?
Falta muito para o próximo episódio? A ansiedade já aperta...

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.