Comentários ao Perdidos 5x10: He's Our You
Postado por SKJ.
Como já referi anteriormente, este episódio de Perdidos não levantou muitas novas questões, mas acabou por responder a algumas dúvidas que já tínhamos.
Desde logo percebemos porque é que Sayid trabalhava para Ben e como este o manipulava. Ben usou Sayid para que este matasse todos aqueles que apoiavam as investigações de Widmore e assim este ficaria mais longe da Ilha.
Percebemos também porque é que Sayid foi em auxílio de Hurley. Foi o próprio Ben que lhe contou sobre a morte de Locke dizendo que havia sido uma vingança pelo facto de eles os dois andarem a matar os aliados de Widmore, por esta altura Sayid era um “homem livre” e deixou de obedecer a Ben, indo apenas ajudar o amigo.
Percebemos também como é que ele foi parar ao avião e sabemos que afinal Ilana não é bem quem aparentava ser, mas disso muitos de nós já desconfiávamos. Agora falta saber se ele realmente trabalha ou não para Ben. Para já parece que não, mas é sempre de desconfiar.
Na Ilha as coisas não estão boas para o iraquiano, mas é engraçado vê-lo a dizer toda a verdade e os tipos da Dharma não saberem o que pensar. É engraçado perceber porque é que deram este título ao episódio, sendo hilariante evr o “Sayid da Dharma” a pensar que deu a este uma dose exagerada, pensando que ele já estava a delirar.
Deixando um pouco Sayid de lado, percebemos que o quadrado ou losango amoroso continua e os guionistas parecem querer deixar as coisas em suspenso.
Sawyer faz de tudo para salvar Sayid que não parece disposto a colaborar e aqui vem a questão da liderança: e se fosse Jack que estava no comando? Quer me parecer que o iraquiano colaboraria...
Mas com Sawyer não colabora e acaba por ser ajudado pelo jovem Ben, que passa a vida a visitá-lo e que acaba mesmo por discutir com o pai, por causa dele.
O final tem a cena mais chocante da série e faz denotar duas coisas: primeiro, que Ben sabia do que falava quando disse que Sayid era um assassino por natureza, e segundo, que Sayid não estava a brincar quando disse que da próxima vez que os dois se encontrassem ia ser muito desagradável para ambos.
Mas estas duas questão fazem-me pensar em duas coisas: a primeira, em que Ben não ira morrer, o jovem Ben entenda-se, pois quando ele diz aquilo a Sayid já sabemos que no... vá lá, passado ele o ia tentar matar, e a segunda, que não foi Sayid quem deu aquela tareia a Ben que o faz chegar em más condições ao avião, o que me faz perguntar se ele realmente terá ido a traz de Penny.
E outra coisa, o jovem Ben não pode morrer, pois o Faraday disse que o que já estava feito já estava feito, ou seja, quando nós conhecemos pela primeira vez o Ben já ele tinha conhecido o Sayid, o Jack e todos os outros que agora estão no passado, com a diferença que ele tinha envelhecido e eles não. “Matar” o jovem Ben já era o destino de Sayid.
Outra dúvida que me surgiu foi o que é, ou quem é: Ann Arbor, ao qual diz que vai ligar se eles não decidirem o que fazer com Sayid.
Agora o que é importante perceber é: para onde irá Sayid? O que acontecerá com o jovem Ben? Será que o disfarce de Sawyer e companhia está para durar? Quem é realmente Ilana? Se este tiro terá repercussões no futuro de Ben? E como é que Jack e companhia conseguirão voltar ao presente? Bem como perceber onde anda o Faraday e se realmente eles não podem interferir com o que aconteceu no passado... Sem esquecer o motivo que fez, tão misteriosamente, Kate voltar.
Mas isso, já são cenas de outros episódios e a nós só nos resta esperar...

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.