Perdidos 5x09: Namaste
Postado por SKJ.
Depois de esperarmos duas semanas, Perdidos só podia “voltar” com um grande, grande episódio, e a verdade é que este Namaste não desiludiu, muito pelo contrário, foi para além de muitas expectativas.

O episódio começa no avião 316 da Ajira. O co-piloto diz a Frank Lapidus que reconhece um dos passageiros do voo, e descrevendo Hurley diz que ele é um dos Oceanic Six, e elogia a coragem dele estar num avião. Lapidus diz que talvez ele não acredita que a mesma situação pode acontecer duas vezes, e é ai que se verifica alguma turbulência no avião e vemos o clarão. Instantes depois, o avião reaparece, já de dia, e vemos que motores começam a ter problema. Lapidus decide fazer uma aterragem de emergência, num local que parece mesmo ser uma pista de aterragem. Lapidus consegue aterrar o avião, mas não evita que este bata contra algumas árvores. Lapidus acorda, verificando que o co-piloto está morto. Ele vai até junto dos passageiros. Lá estão Ilana, Caesar, Ben e Sun, dos restantes nem sinal. Ben diz que eles foram embora, mas não sabe dizer para onde.

Trinta anos antes, revemos o encontro de Sawyer com Kate, Hurley e Jack. Sawyer abraça Hurley, fala de forma carinhosa com Kate e de forma respeitosa com Jack. Ele constata que Locke conseguiu traze-los de volta à Ilha, como prometerá, e pergunta por ele. Jack diz que Locke morreu, mas não entra em pormenores. Hurley estranha o facto de eles estarem a usar fatos Dharma, e Sawyer explica que de alguma forma eles ficaram “presos” em 1977. Jack fala da chegada à Ilha e diz que com eles vieram Lapidus, Sayid e Sun. Ao ouvir o nome de sua esposa, Jin corre para um jipe, dizendo que vai até a Escotilha Chama, pois se o avião caiu na Ilha, Radzinski saberá onde ele está. Após o coreano partir, Sawyer alerta o grupo de que eles devem ficar juntos, pois vai pensar numa maneira de explicar como eles chegaram até ali. É então que Kate que saber quem mais ainda está na Ilha.

Juliet entra na estação Pérola, e pergunta a Miles aonde está Sawyer. Este consulta os monitores e o encontra, a chegar à Vila. Em casa, Sawyer pega em algumas roupas, e Juliet chega. Ele conta que Jack, Kate e Hurley voltaram, para espanto dela. Sawyer explica que não tem ideia de como eles voltaram, que apenas sabe que eles estavam num avião, e que é importante saber o que fazer com eles para que eles não estraguem o que os dois construíram até ali. Juliet dá-lhe uma dica dizendo que um submarino chegará nessa tarde, e nele chegarão novos recrutas.

Longe dali, Jin chega de jipe à Chama. Ele vai aos monitores, imprime um relatório, mas Radzinski diz que ninguém faz nada naquela escotilha a não ser ele. Jin obriga-o a entrar em contacto com as outras escotilhas para saber se à sinais do avião, e mesmo depois da pergunta de Radzinski, ele não explica porque é que aquele avião é tão importante.

Na actualidade, Sun é abordada por Ilana, que pensa que a coreana perdeu alguém, mas ela nega. Lapidus reúne os sobreviventes, avisando que o rádio está sem sinal e que o melhor que eles têm a fazer é ficar juntos, esperando por ajuda. Caesar pergunta aonde eles estão, e o piloto diz que a Ilha não está nos mapas dele. Caesar toma o controlo da situação dizendo que viu um abrigo ali perto e até existem jaulas de animais e que será melhor irem até lá. Ele refere ainda que ao longe consegue ver uma Ilha maior. De longe, Ben ao ouvir isto afasta-se, não sem que Sun se aperceba e vá atrás dele. Lapidus, por usa vez, vê Sun a afastar-se e vai atrás dela. Ben caminha pela mata, apercebendo-se de que Sun o está a seguir e decide parar, perguntando-lhe porque é que ela anda atrás dele. Ela pergunta aonde é que ele vai, e este diz que vai voltar à outra Ilha, perguntando se ela que rir com ele.

De volta ao passado, Juliet aproxima-se de uma rede, em que Amy descansa. Ela pega em alguns papeis e Amy acorda. Juliet diz que foi ali buscar a lista de passageiros do submarino, pois como era obvio ninguém queria que Amy fosse trabalhar naquele dia. Amy pergunta se ela não quer pegar no bebé ao colo, e a ela assim faz. Em seguida, a mãe diz que eles já escolheram o nome da criança: Ethan. Juliet sorri pousando o bebé junto da mãe e, levando os papeis, afasta-se.

Noutra parte da Ilha, Sawyer reencontra Jack, Kate e Hurley. Entregando-lhes as roupas, e dizendo que eles fingirão que estavam no último submarino que está para chegar à Ilha. Ele explica a Jack que a mentira deverá funcionar, pois os viajantes são drogados antes da viagem para a fazerem a dormir. O médico quer procurar o avião, mas Sawyer diz a ele que eles só têm dez minutos para ir com ele, ou ficarão na floresta por um bom tempo, já que a próxima viagem do submarino será dali a seis meses, e que Jin tratará de encontrar o avião. Eles acabam por ceder e aceitam entrar na mentira.

Na Chama, Radzinski diz que já falou com todas as estações e que nenhuma viu o avião... sendo que é interrompido por um sinal de um dos monitores. Segundo ele, é um Hostil que está dentro da área de segurança deles. Sem perder tempo, Jin sai da escotilha a correr. Ele segue a pé, armado, mata dentro e Radzinski vai atrás. Na mata, Jin vê alguém a correr e, apontando a arma, manda que pare. A pessoa obedece, e vemos que é Sayid. O coreano pergunta aonde está Sun, e o iraquiano diz que não sabe. Ao aperceber-se da presença de Radzinski, Jin age de forma agressiva, mandando Sayid ajoelhar e prometendo matá-lo se ele disser mais alguma palavra.

A caminho da Vila Dharma, Hurley pergunta se Sawyer e companhia têm um plano para evitar que o grupo seja dizimado, sendo que Sawyer diz que Faraday tem algumas teorias sobre o que eles podem e o que não podem fazer, parecendo que eles as têm seguido à risca. Jack pergunta se Faraday também ali está, sendo que Sawyer diz que agora já não. Eles chegam ao centro de recepção da Dharma, e é dia de festa para os novos voluntários. Dando-lhes colares de flores, Sawyer explica o plano de Juliet, acrescentando que eles devem sorrir quando chamarem pelo nome deles, ver o vídeo de boas vindas e pegar nas fardas que lhe foram dadas, bem como aceitar os cargos. Hurley demonstra preocupação, mas Sawyer garante que estará perto para se assegurar de que tudo correrá bem. Nisto, Miles aparece e mostra espanto com a presença do trio, mas Sawyer trata de afastá-lo, dizendo que explica tudo depois. Miles conta que há algo errado com Jin, que tem uma ocorrência próxima à Chama. Sawyer entra em contacto com o Jin pelo rádio, e este diz que um Hostil invadiu a área Dharma. Sawyer diz que aquilo é uma violação da trégua, sendo que Jin, afastando-se para não ser ouvido, diz que o homem é Sayid, e que ele estava sozinho.

Na floresta, Ben caminha com Sun, e ela pergunta-lhe se é na a Ilha principal o local onde Jin está. Ben diz que não sabe, mas que seria lá o melhor sítio para começar a procurar, explicando que ali perto há um barco e remos para que eles possam ir para a outra Ilha. Instantes depois, Lapidus junta-se a eles. Ela explica que eles voltarão à Ilha, e o piloto relembra que não devem confiar em Ben, sendo que Sun diz que tem que acreditar. Na beira da praia, onde estão os barcos a remo, Lapidus tenta convencer Sun de que não deve seguir com Ben, e ela convida o piloto a ir com eles. Lapidus recusa, e quando Ben falava que na outra Ilha eles poderiam ter recursos para ajudar os demais, bem como alguma comida, Sun acerta-lhe na cabeça com um dos remos, deixando-o inconsciente.

De novo no passado, Jack e Kate assistem ao vídeo de recepção da Dharma até o médico é chamado. Ele é recebido por Pierre Chang, exactamente, desta vez não vimos em vídeos, mas sim “ao vivo e a cores”. Jack conta que foi LaFleur quem o trouxe até ali, sendo que este é elogiado por Chang, que hoje está ali porque teve que substituir uma mulher que deu à luz à pouco tempo. Depois, de confirmar as habilitações de Jack, com certeza terá sido Juliet a inventá-las, Chang dá-lhe a farda e diz que ele será um dos responsáveis pela limpeza. Jack sorri, sem saber o que dizer. Ali perto, Kate é abordada por Phil, um dos Dharma, que diz que ela não está na sua lista dele, nem na de passageiros do submarino. Questionada sobre quem a recrutou, Kate é salva por Juliet, que chega com uma nova lista. Phil deixa-as sozinhas, e as duas agem como se não se conhecessem, partindo para as apresentações.

À entrada da Chama, Jin recebe Sawyer e conta-lhe que Sayid estava sozinho e algemado. Ao entrarem na estação, Radzinski diz que o prisioneiro está na despensa trancado e que é um espião, que veio para ver a maqueta da escotilha Cisne que ele estava a fazer, sugerindo que o melhor era eles matarem-no. Sawyer diz que ele resolve aquilo, pedindo a chave para ir falar com o homem. Jin abre a despensa e tira Sayid de lá. Sawyer diz a ele que se ele agir correctamente, tudo ficará bem. Sawyer apresenta-se como LaFleur e conta que, segundo os termos da trégua, se ele não se identificar como um Hostil, os Dharma têm o direito de o matar. Sayid afirma que é um dos do grupo rival, e Sawyer diz que o levará para fora dos limites da Dharma. Radzinski discorda de tudo aquilo, ameaçando contar tudo para Horace. Saindo com Sayid e Jin, Sawyer ignora as palavras dele.

Lapidus e Sun chegam ao local de descarga do submarino na outra Ilha, que parece em muito mau estado. Momentos depois, vemos a mata a mover-se e ouvimos o monstro de fumo, pelo menos assim parece. Lapidus fica sem saber o que viu, e Sun diz que, provavelmente, era um animal. Os dois chegam à Vila Dharma, completamente destruída e abandonada. Uma das placas do centro de recepção de voluntários aparece pendurada. Enquanto Lapidus dizia a Sun que Jin não devia estar ali, subitamente, a luz de uma das casas acende-se. A porta da residência abre-se e, de lá, sai um homem, que não tardamos a perceber que é Christian, aliás ele apresenta-se como tal. Sun diz que está à procura de Jin Kwon, o seu marido, e pergunta a Christian se ele sabe aonde ele está. Este pede que eles o sigam. Os três vão até ao centro de recepção Dharma, que tal como o resto está em muito mau estado. Lá, Christian pega numa fotografia que está na parede Ao mostrar essa fotografia ele diz que ele está em 1977, junto com os outros. Na fotografia vemos os voluntários que chegaram à Ilha em 1977, entre eles Hurley, Jack e Kate. Christian acrescenta que eles têm uma longa jornada pela frente e Sun olha para a imagem perplexa.

Voltamos a 1977, e estamos no instante onde aquela fotografia foi tirada. Logo depois dela, chega a carrinha com Jin, Sawyer, que escoltam Sayid. Este é levado para uma cela dentro de uma escotilha. Saywer pede a Phil, que está por ali, que traga alguma comida para o prisioneiro. Quando ele se retira, através do olhar Sawyer dá a Sayid a pista de que tudo vai acabar bem.

À noite, Jack encontra Phil, a quem pergunta por LaFleur. O Dharma aponta a casa, mas diz para que o voluntário não chame o chefe de segurança de James, pois ele odeia. Jack afasta-se, e vemos Phil a segui-lo com o olhar, muito desconfiado. Quem abre a porta da casa é Juliet, deixando Jack espantado. Eles abraçam-se, e Jack pensa ter-se enganado na casa, mas ela manda-o entrar. Ele entra e encontra Sawyer a ler na sua poltrona, e Juliet retira-se, dizendo que os dois devem ter muito para conversar. O médico pergunta então sobre Sayid, e Sawyer diz que, uma vez que ele estava andando sozinho na floresta, teve que improvisar, mas que o iraquiano, por enquanto, está bem. Quando Jack pergunta o que lhe vai acontecer no futuro, Sawyer diz que gosta de ler porque o ajuda a pensar; e lembra que Jack, em vez disso, reagia. E deu no que deu, com os sobreviventes morrendo. Por sua vez, o ex-líder dos sobreviventes diz que tirou parte deles da Ilha. Sawyer, concorda, mas diz que agora ele está de volta, acrescentando que vai voltar para a sua leitura, pois foi assim que o salvou hoje e que irá salvar Sayid no dia seguinte. Sawyer aconselha que Jack vá descansar e acompanha-o até à porta. Jack sai, e vemos Kate a caminhar numa varanda de uma casa próxima à de Sawyer. Os dois olham um para o outro, sendo que ele acena-lhe e ela retribui.

Longe dali, numa das estação, vemos um rapaz a falar com Phil, e diz que traz um sanduíche para o prisioneiro. O rapaz vai falar com Sayid a quem entrega a sanduíche, e é ai que vemos o seu rosto, sendo ele, nada mais nada menos, do que o jovem Ben. Ele pergunta se ele é um dos Hostil, sendo que Sayid pergunta se ele acha que ele o é. É então que partem para as apresentações e depois de percebem quem o rapaz é Sayid apenas diz: “É um prazer conhecer-te, Ben”.

Sem dúvida, um excelente episódio que, por mais surpreendente que pareça, faz com que esta quinta temporada prometa ainda mais do que tem vindo a prometer. A forma, tanto como o episódio começa como acaba, é brilhante e faz-nos desesperar que esta semana passe a correr...

-> Como sempre o crédito das imagens vai para o Naufrago. Podem visitá-lo aqui.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.