Perdidos 5x10: He's Our You
Postado por SKJ.
Com Perdidos é assim, mesmo com um episódio que não avança muito na história, conseguimos ter um excelente episódio.

O episódio começa em Tikrit, no Iraque. Do lado de fora de uma casa, um pai obriga o filho a matar uma galinha, ordenando que o rapaz só poderá voltar para casa com o animal morto. Quando o homem volta à sua residência, surge um menino mais novo, que entra no galinheiro e torce o pescoço a uma das galinha, entregando-a ao outro que não teve coragem para a matar. O pai volta ao lado de fora e fica feliz com a coragem súbita do filho, mas ele reconhece que não a matou. O homem aproxima-se e diz ao outro rapaz que pelo menos um deles será um homem, dando-lhe os parabéns e chamando-o de Sayid.

Na Ilha, Sayid continua preso e recebe uma nova visita de Ben. Ele leva um sanduíche, um livro e pergunta se foi Richard que o mandou, perguntando também se ele é o líder dele. O rapaz conta que, à quatro anos, encontrou-se com Richard na floresta e que queria fugir com ele, mas o Hostil disse que ele precisava ser paciente. Acrescentando que se também Sayid fosse paciente que ele o ajudaria a sair dali.

Já fora da Ilha, vemos um homem apavorado a correr num hotel. Ele entra num quarto, abre um armário, abre um cofre... E nisto, alguém arromba a porta: é Sayid. O homem tenta suborná-lo mas este acaba por o matar. Sayid sai do hotel, e vemos que ele está na Rússia. Ele encontra-se com Ben, conta-lhe o que aconteceu e o este diz que eles terminaram, que aquele era o último e que não precisava de perseguir mais ninguém das Organizações Widmore. Espantado, Sayid pergunta o que deve fazer agora. Ao que Ben responde que ele deve viver a vida dele.

De novo na Ilha, Sayid recebe a visita de Horace Goodspeed e de Radzinski. O primeiro corta-lhe as algemas e pergunta porque é que ele as tem. Sayid não responde. Goodspeed diz, então, que lhe dará uma hora para pensar na resposta, e que se o iraquiano não falar, que ele vai levar as coisas para um “outro nível”. Na casa de Sawyer e Juliet, da janela a médica observa preocupada Jack e Kate do lado de fora. Ela pergunta a Sawyer se as coisas vão mudar, preocupada com a hipótese de Sayid dizer a verdade. Sawyer garante que nada irá acontecer, e que ele tem as coisas sob controle. Nisso, Horace vai visitá-los. Ele diz que o Hostil nada diz sobre por que ele violou a trégua, e que Oldham terá que fazer algo com ele. Sawyer não fica agradado com a ideia e pede para falar com o prisioneiro. Ao chegar lá, Sayid conta a Sawyer que o menino Ben Linus foi falar com ele. Sawyer diz que nada pode fazer, e Sayid pergunta se aquilo é verdade. Sawyer pede-lhe desculpas e dá-lhe uma cabeçada, explicando que fez isso para que se torne convincente o facto de que Sayid não quis fazer sua confissão tão facilmente, explicando que ele deve dizer que fugiu e que dará informações sobre os Hostis em troca da chance de se juntar à Dharma. Sayid pede então para que ele o deixe ir, e Sawyer explica que não pode, pois construiu uma boa vida ao longo dos três anos, e que tudo iria acabar se ele permitisse a fuga. Sayid não concorda com o plano, dizendo que prefere ficar por conta própria.

No refeitório da Dharma, Hurley serve Kate e Jack, e eles conversam sobre o que teria acontecido a Sayid. Kate diz que viu Jack saindo da casa de Sawyer, e pergunta o que ele disse sobre o iraquiano. Sendo que Jack responde que ele pediu que o deixassem fazer o trabalho dele. A sardenta diz então que tentará saber por Juliet, e Hurley diz que acha que ela não dirá, pois ela e Sawyer estão juntos, e não apenas como companheiros de casa. Todos ficam sem jeito, Hurley retira-se, e Kate pergunta a Jack se ele já sabia, ao que ele responde que sim. Na cela de Sayid, Roger Linus está a fazer as suas limpezas e começa a gozar com o prisioneiro, dizendo que os Hostis eram para ser os reis da floresta, e um deles acaba preso pelos idiotas da Dharma. Sayid responde à letra, dizendo que mesmo assim ele ainda trabalha para eles. Roger apenas acrescenta que quer ver o que será dele depois de o levarem para junto do Oldham. Nisto, aparece Ben, que fica surpreso com a presença do pai, que pergunta o que ele faz ali, ao qual este responde que lhe foi levar uma sanduíche. Roger não acredita e atira Ben contra as grades, dizendo que ele nunca lhe fez uma sanduíche, perguntando depois se ele não o veio realmente trazer a Sayid. Ben diz que sim e Roger manda-o para casa atirando depois a sanduíche para o chão.

Estamos agora em Santo Domingo, na República Dominicana. Sayid está a trabalhar, como já vimos anteriormente, numa ONG, onde recebe a visita de Ben. Este conta-lhe que Locke morreu, possivelmente assassinado, como vingança por aquilo que eles os dois tinham andando a fazer, acrescentando que também Sayid corre perigo corre perigo. Ele diz que também há um homem a vigiar do lado de fora do sanatório em que Hurley está internado, esperando que ele ou Ben apareçam. Sayid pergunta porque é que Ben pensa que ele quer matar aquele homem, ao qual este responde que o iraquiano é um assassino por natureza. Sayid diz que ele não o conhece realmente como ele é, pois ele não gosta de matar. Ben diz que então lhe deve um pedido de desculpas.

Na Ilha, acompanhado de outros Dharma, Sawyer vai ver Sayid. Dá-lhe uma última chance de falar e, tendo o silêncio como resposta, dá-lhe um choque e manda os Dharma o levarem até Oldham. Na floresta, chega uma das carrinhas Dharma com Sawyer, Radzinski, Horace e Phil, levando Sayid. Eles chegam a uma cabana de estilo indígena em que um homem de idade ouve música: é Oldham. Após ver o homem desligar a música, Sayid pergunta a Sawyer quem ele é, sendo que este diz que ele é a versão Dharma do Sayid. O homem aproxima-se de Sayid com o que parece ser um torrão de açúcar e um conta-gotas cheio de um líquido. Ele pinga gotas no torrão e tenta dá-lo a Sayid, que recusa. Oldham manda que o amarrem. Sayid é preso e Oldham consegue dar-lhe o torrão, anunciando antes que há efeitos colaterais para o que ele lhe está a dar. Preocupado, Sawyer só observa. Oldham diz a Sayid que resistir é inútil, e que aquilo que ele tomou fará com que ele lhes diga a verdade.

Voltamos a uma cena já vista, aquela em que Ben, no cais e diante de Kate, Sayid e Jack, diz que vai levar Sun a uma mulher que pode levá-los à Ilha. Kate, indignada, sai, e Sayid diz que não quer fazer parte daquilo e que, se reencontrasse Ben, a situação seria desagradável para ambos. Sayid vai beber a um bar e lá encontra-se com... Ilana, que o tenta seduzir, pelo menos faz muitas investidas. O iraquiano pergunta se ela é uma profissional, e ela nega ser uma prostituta. Ela pergunta o que ele faz da vida, ele diz que está entre empregos, que fazia algo no que era muito bom, e que está a tentar mudar de vida. Ela diz que sabe por que ele está triste, pois quando se é bom no que se faz, sempre haverá alguém a tentar. Pedindo para que ele lhe pague um copo daquele Uísque que ele esta a beber, ela diz que lhe explicara mais sobre o que sabe em relação a tentações.

Na Ilha, a droga começa a fazer efeito em Sayid. Oldham começa a interrogá-lo e Sayid conta-lhe toda a verdade dizendo o seu nome, que é um homem mau e que por isso está algemado, que não é um hostil, que veio dum avião, o voo 316 da Ajira, acrescentando que foi assim que ele voltou à Ilha, pois já lá havia estado quando o voo 815 da Oceanic se despenhou e que se eles não acreditam nele que podem perguntar ao Sawyer. Horace fica interessado naquele nome, mas Radzinski toma a palavra perguntando o que sabe das escotilhas. Sayid conta tudo o que sabe sobre as estações e as suas funções e Radzinski fica indignado por ele saber o nome da Cisne mesmo antes desta ter um nome definitivo. Sayid acrescenta que todos ali irão morrer, e que ele sabe disso por que veio do futuro. Oldham diz que talvez exagerou na dose, sendo que Sayid começa-se a rir e dizendo que ele usou a dose certa. Longe dali, Juliet mostra a oficina a Kate e pergunta se Jack contou sobre ela e Sawyer. Kate diz que na realidade foi Hurley quem o fez. Juliet comenta então que é um alívio, e Kate garante que está tudo bem. Nisto, chega a carrinha com Sawyer, Radzinski, Goodspeed, Phil e Sayid, sendo que o clima é de muita preocupação. Numa casa de um Dharma, Horace dirige uma conferência, sobre o que fazer com Sayid. Radzinski sugere que o matem, mas Sawyer tenta acalmar os ânimos, dizendo que eles não são como eles. Horace lembra que eles deram todas as oportunidades e Radzinski lembra que ele é um espião. Sawyer pergunta se Radzinski tem certeza, e afirma que Sayid tem problemas com seu povo, já que estava a fugir, pedindo mais tempo para conversar com Sayid, mas Radzinski diz que eles precisam chegar a uma solução, dizendo que é bom irem a votos, ou ele terá de entrar em contacto com Ann Arbor, e eles decidiriam por eles. Presente ao encontro, Amy diz que concorda com Radzinski. Ela afirma que não consegue sossegar, e diz que o homem é uma ameaça para Ethan e a todas as crianças Dharma. Horace começa a votação e todos menos Sawyer levantam a mão a favor da solução sugerida por Radzinski. Ele diz a Sawyer que gostava que a decisão fosse unanime e este acaba por levantar a mão.

Estamos outra vez fora da Ilha, e vemos Sayid e Ilana aos beijos e os dois entram num quarto. Ele deita-la na cama e, quando ele está tirando a bota dela, Ilana dá-lhe um pontapé na cara, imobiliza-lo e apontando-lhe uma arma, dizendo que ele havia perguntado se ela era uma profissional e que ela agora podia dizer que de facto é uma. Acrescentando que tinha sido contratada para o levar a Guam, tendo sido contratada pela família de Peter Avelino, o homem que ele matou a sangue frio no ano anterior num campo de golfe nas Ilhas Seychelles. Acrescentando que ele ria pagar pelo que fez.

Na Ilha, Sawyer vai ver Sayid. Ele abre a porta e diz para o iraquiano lhe dar um murro, pegar na chave e dominar Phil, mas para não o matar. Sayid agradece a oferta mas diz que vai ficar onde está. Inconformado, Sawyer diz que os Dharma decidiram matá-lo e que, de manhã, Sayid havia pedido para que o deixasse escapar. O iraquiano explica que quando acordou naquele dia na floresta, não sabia por que tinha voltado, mas que agora sabia, exactamente, o que vinha ali fazer. Sawyer vai, então, ver Kate, perguntando a ela por que eles voltaram. Ela diz que não sabe porque é que os outros voltaram, mas que sabia porque é que ela tinha voltado. Nisto, eles são interrompidos por um barulho de um carro. Instantes depois, os dois vêem uma das carrinhas Dharma em chamas e sem motorista atravessar o jardim entre as casas Dharma, batendo numa delas. Rapidamente, os Dharma saem das suas casas, e Sawyer lidera a tentativa de apagar o fogo do veículo e da casa. Jack e Kate ajudam-no, e pelo rádio o chefe de segurança convoca toda a sua equipa para auxiliar no combate ao fogo. Phil, que está a vigiar Sayid, responde à chamada imediatamente, sem ver que alguém encarapuçado entrou no prédio da prisão. A pessoa vai ver Sayid, e o iraquiano pergunta-lhe o que aconteceu com os óculos. Vemos, então, que se trata de Ben. Ele conta que foi o pai que lhe partiu os óculos, por causa do sanduíche. Após dizer que odeia Roger, chorando, Ben pergunta a Sayid se ele o ajudar a escapar, se ele o leva com ele. Sayid diz que sim dizendo que é por isso que ele ali está.

No aeroporto de Los Angeles, vemos Sayid a ser escoltado por Ilana. Ao ver Hurley de longe, ele pergunta a Ilana se ela tem a certeza de que eles irão a Guam. Ela diz não saber para onde sítio é que eles haveriam de ir. Ele vê então Jack, Kate e pede a Ilana para irem no próximo avião. Ela diz que não. Dentro do avião, SayidSun e parece desolado e ao assistir ao embarque de Ben, parece pressentir o pior. O iraquiano pergunta a Ilana se ela está trabalhando para Ben. Ela pergunta de quem se trata, e ele responde que esse homem é um mentiroso, um manipulador, que deixou a filha ser morta para se salvar. Um monstro responsável por um genocídio. Ela pergunta porque é que haveria de trabalhar para alguém assim, sendo que ele diz que trabalhou.

Na Ilha, Ben abre a porta para Sayid, e os dois fogem para a floresta. Logo, uma carrinha da Dharma passa por eles, e Sayid diz a Ben para se esconder. Jin sai do veículo, armado e com uma lanterna. O coreano pergunta o que ele faz ali, e Sayid diz que Sawyer o libertou, acrescentando que os Dharma iriam matá-lo. No rádio, é anunciada a fuga do Hostil e Sayid diz que eles não sabem que ele o soltou. Jin concorda em o deixar fugir, mas pede para primeiro falar com Sawyer. No instante em que o faz, Sayid derruba-o e o fá-lo desmaiar. Ben assiste a tudo, perguntando onde é que ele aprendeu a fazer aquilo. Agachado, Sayid pega na arma de Jin e diz a Ben que ele tinha razão, que ele é mesmo um assassino, apontando em seguida a arma para o rapaz e disparando. Ben cai, aparentemente, morto. A chorar, Sayid corre para o interior da floresta afastando-se do corpo.
Sem dúvida um excelente episódio, em que algumas dúvidas foram esclarecidas, outras ficaram mais claras e novas questões se levantam. O final é o mais forte e chocante de toda a série, por estar uma criança envolvida. A questão que se coloca é que se Ben, realmente, morreu?

-> Como sempre o crédito das imagens vai para o Naufrago. Podem visitá-lo aqui.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.