Comentários ao Perdidos 5x14: The Variable
Postado por SKJ.
Como já referi, este episódio de Perdidos foi excelente, com várias revelações importantes e com a certeza de que pode ter sido indicado a base do final da temporada.
Começando por falar de Eloise Hawking foram várias as coisas que ficamos a saber sobre ela. Primeiro, que ela sempre quis controlar a vida do filho e que sempre lhe quis apontar o “caminho certo”, sendo que percebemos o porquê de ela o fazer: tinha certezas sobre o futuro dele. Segundo, está confirmado que ela e Ellie são a mesma pessoa e que ela era mesmo uma dos Outros. E por último, a visita dela ao hospital onde Desmond está para pedir perdão a Penny por Faraday o ter metido naquilo.
E por falar em Faraday, sendo o episódio centrado nele, é normal que tenhamos descoberto coisas sobre a vida dele. Primeiro do que tudo, os problemas de memória que o afectavam e que foram causados pelas experiências que ele fez para viajar no tempo, sendo que em parte podem explicar porque é que as vezes ele parece meio maluquinho, e a frase de Sawyer a perguntar a Miles se ele continua louco, ilustra bem isso, sendo que a resposta de Miles é, igualmente, hilariante.
Sendo também interessante perceber que foi o próprio Charles Widmore que o convidou em pessoa para entrar no barco e ir explorar a Ilha, sendo que ela iria tratar de corar os problemas de memória dele. Sendo que é também aqui que percebemos que foi Widmore o responsável pelo falso voo 815 encontrado no fundo do oceano.
Sem dúvida que um momento emotivo, foi o encontro de Faraday com Charlotte e a revelação de que ela não deveria nunca voltar à Ilha, o que de facto não acabaria por acontecer e que levaria a que esta morresse. Um bom momento...
Mas uma coisa que me atormenta, é o porquê de Faraday ter mudado de ideias em relação ao: “o que aconteceu, aconteceu”. O que será que levou a esta mudança de ideias? O que terá acontecido fora da Ilha enquanto ele andou com os cientista da Dharma? E outra coisa: será que a ideia dele de que pode mudar o futuro é mesmo possível? È difícil acreditar nisso, uma vez que se eles nunca tivessem chegado à Ilha da primeira vez, também nunca lá tinham ido da segunda e muitas outras coisas não aconteceriam se o avião nunca tivesse caído por causa do Desmond não ter “carregado no botão” na altura certa.
Outra coisa interessante de se perceber no futuro será a importância que a bomba de hidrogénio realmente terá e ela é mesmo capaz de controlar a energia que irá ser libertada pela estação Cisne.
E é agora que o futuro ou melhor, o que acontecerá no futuro da série, pelo menos nesta temporada, nos pode reserva. Estou em crer que Jack irá tentar fazer aquilo que Daniel não pode e certamente será ajudado por Kate. Agora o que acontecerá com os outros, agora que foram descobertos? E por falar nisso, é interessante como eles ficaram agarrados à vida que tiveram nos últimos três anos e como não queriam separar-se delas, até o próprio Miles não a quer deixar para trás, talvez para ficar “perto da família”. Agora o que é estranho é o Hurley não querer deixar a Ilha e a viola, ou pelo menos a caixa, que trás consigo, não deve ser apenas um “pormenor”. Quanto ao Jin é normal que ele queira ficar, pois ele não sabe que quando regressou à Ilha a Sun ficou no presente.
E para o fim, o final. Como é possível que Eloise não tenha evitado que quando Faraday voltasse ao passado, fosse morto por ela. Será que aconteceu, aconteceu mesmo, independentemente, de o, vá lá, presente ser o presente de uns e o passado de outros? E o facto de Widmore ser mesmo o pai de Faraday acabou por ser uma revelação surpreendente, apesar de até ser mais ou menos de esperar.
Agora ficam as interrogações que um novo episódio da série trás sempre: Voltará Desmond à Ilha? Penny algum dia descobrirá que teve um meio irmão? Irá Jack seguir as ideias de Daniel? Haverão mesmo variáveis, ou Desmond será a única? E o que aconteceu, aconteceu mesmo? O que acontecerá com Sawyer e companhia? E por fim, mas praticamente respondido, Faraday morreu mesmo? É que já havíamos pensado que Charlotte tinha morrido e ela acabou só por morrer alguns episódios de pois, mas não me parece que tal volte a acontecer.
Mas todas estas respostas só serão esclarecidas num futuro, espero que próximo.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.