Perdidos 5x13: Some Like it Hoth
Postado por SKJ.
Mais uma vez, Perdidos traz-nos um excelente episódio, que não trazendo grandes revelações, nem surpresas, abre caminho para o final de temporada que promete ser estrondoso.

O episódio começa, com uma mulher oriental a visitar um apartamento para alugar, guiada por uma espécie de administrador do condomínio. Nisso, surge um rapazinho para falar com ela: é seu filho. Ela dá-lhe umas moedas para comprar um lanche e pede-lhe para que ele não corra, chamando-lhe de Miles. Ao chegar à máquina, onde ia comprar o lanche, o rapaz começa a sentir algo estranho. Parece ouvir alguém a chamar no apartamento nº4. Ao se aproximar da porta, põe uma das mãos nela. Em seguida, retira a chave do apartamento, que estava debaixo de uma estatua de coelho. Ele abre a porta. Nisto, a mãe de Miles, ouve-o a chamar por ela, e quando chega, com o homem que lhe estava a mostrar a casa, ao local onde ele está, vê-lo ao lado de um homem morto no chão. O menino começa a dar informações sobre o homem e menciona que o ele estava sozinho e assustado, e procurava uma tal de Kimberly. O administrador diz que essa mulher era a esposa do morto, mas que ele já tinha morrido no ano anterior. Miles afirma que ouviu o morte e que naquele momento ainda o continua a ouvir. A mãe dele fica assustada, afirmando que o homem está morto, sendo que Miles grita que o consegue ouvir.

Na Ilha, Miles é chamado pelo rádio por Sawyer, que pede que ele apague as gravações da câmara de vigilância em frente à cerca electrónica, por onde ele e Kate passaram para levar Ben até aos Outros. Sawyer não entra em explicações e diz que se alguém perguntar por ele, para Miles dizer que saiu à procura de Sayid. Miles concorda e Sawyer diz que lhe deve uma. Este manda Kate ir falar com Juliet para saber se alguém deu pela falta de Ben, enquanto ele fará o máximo para acobertar o que acabaram de fazer. Ao tirar a cassete com a gravação da vigilância, Miles recebe Horace Goodspeed na sala de vigilância. O líder da Dharma procura por LaFleur, e Miles diz que ele saiu em busca do fugitivo. Horace diz então que LaFleur já estava dentro da situação, mas que, na ausência dele, teria de contar com ajuda de Miles, entregando-lhe um objecto envolto em um saco preto, dizendo a Miles para entregá-lo a Radzinski na área 334, sendo que ele lhe daria algo em “troca” que ele deveria trazer até Horace, sem fazer perguntas. Miles observa que aquela área pertence aos Hostis, e Horace diz que é por aquele motivo que pertende que ele faça parte do seu circulo de confinaça e que espera contar com ele. Miles afirma que sim, e ao sair acaba por deixar a cassete com as imagens da câmara de vigilância no gravador. Miles leva o objecto ao local indicado, sendo interceptado por Radzinski, que está armado e vestido com um dos fatos Dharma, preto e com o símbolo da estação Cisne, que estranha a presença dele ali. Miles explica que veio substituir Sawyer que está bastante ocupado. Ele entrega o pacote a Radzinski, que assobia e logo surgem dois homens vestidos como ele, que trazem numa maca um Dharma, vestido como eles, que está morto. Miles pergunta o que aconteceu e Radzinski diz que o homem sofreu um acidente, caindo num buraco, sendo que vemos que dentro do saco que Miles trouxe à um saco próprio para cadáveres. Miles repara num buraco de bala na cabeça do morto, sendo que Radzinski o intimida, dizendo que não interessa o que aconteceu, e que o dever dele é fazer o que ele manda. Os Dharma põem o cadáver no saco e é ordenado a Miles, que o leve até Horace. Logo que entra na carrinha Dharma e que o trio se afasta, Miles abre o saco com o cadáver e falando com o morte pergunta-lhe o que realmente lhe aconteceu.

Fora da Ilha, Miles vai a um apartamento no mesmo condomínio visto no início do episódio: é o da mãe dele. Ela está acamada, doente, instalada em um quarto cheio de remédios e equipamentos hospitalares, visivelmente em estado terminal. Emocionado por vê-la daquele jeito, ele pergunta porque é que consegue fazer as coisas que faz e porque é que ela nunca quer falar do pai dele. Ela diz que o pai dele está morto, que nunca se importou com os dois, expulsando-os de casa quando ele ainda era um bebé, e que nunca falou disso porque foi há muito tempo. Ele quer saber onde encontrar o corpo e a mãe diz-lhe que o corpo está num lugar onde ele nunca poderá ir.

Na Ilha, Miles volta ao centro de vigilância Dharma, e ouve Horace falar ao telefone, dizendo que se foi causado por electromagnetismo que precisa de saber e que se ele o quiser ver agora, que ele acabou de chegar, chamando a quem está do outro lado de Pierre, acrescentando que o irá mandar até ele. Depois de desligar, pergunta se Miles está com o pacote, pedindo-lhe para que leve o cadáver para Pierre Chang na estação Orquídea. Miles ainda tenta sugerir que alguém da oficina leve o corpo, já que ele é só um segurança, mas Horace diz que tem que ser ele. Do lado de fora, Hurley abre a mala da carrinha Dhama e começa a pôr dentro dela algumas lancheiras com sanduíches. Miles chega, e pede para que ele as retire de lá. Hurley pergunta para onde ele vai, e ao ouvir Miles dizer que vai para a Orquídea, conta que também está a ir para lá, levar lanches aos Dharma. Miles diz para ele ir noutra carrinha, mas Hurley acha que não é necessário, pois os dois vão para o mesmo lugar. Mas depois parece interpretar alguma coisa e pergunta se está em alguma missão secreta, sendo que Miles apenas diz para ele entra na carrinha.

Na enfermaria Dharma, Juliet recebe Kate, que diz que tudo correu bem, que Sawyer a ajudou e que eles parecem não ter sido vistos. As duas são interrompidas por Roger Linus, vindo da estação médica e chegando com uma cesta contendo as coisas que Julietlhe tinha pedido para ir buscar. Ele logo nota a ausência de Ben e ficá deseperado, querendo saber o que aconteceu. Juliet diz que saiu por dez minutos e que, quando voltou, Ben não estava mais lá. Ele diz que ele estava a morrer e que não era possível que fosse a lado nenhum. Juliet concorda, pede desculpas mas não consegue acalmar Roger, que sai dizendo que vai até à segurança. Sozinha novamente com Kate, Juliet diz-lhe que as coisas vão começar a aquecer.

Na carrinha Dharma, Miles dirige e Hurley faz algumas anotações num caderno, sendo que o primeiro pergunta se aquilo é um diário, enquanto o segundo diz que é algo pessoal. Nisto, Hurley começa a sentir um fedor, e pergunta a origem do cheiro. Miles sugere que deve ser do molho das sanduíches. Hurley concorda com a possibilidade, e pede para que Miles pare o veículo. Hurley logo nota que o cheiro não vem das sanduíches, mas de algo dentro de um saco para cadáveres. Ele quer saber quem é o morto e Miles diz que não importa e para ele não dizer a ninguém que o viu. Mas Hurley insiste dizendo que quer saber o que aconteceu. Miles explica que ele o morto chamava-se Alvarez, e que ele estava a cavar um buraco e pensando em uma rapariga chamada Andrea quando sentiu uma dor aguda num dente. O dente tinha uma obturação, que saltou para fora, perfurando-lhe o cérebro, o que o fez morrer. Hurley fica intrigado, perguntando como uma obturação pode ir para a cabeça, e Miles diz não saber. Hurley quer saber como é que ele sabe aquilo tudo, pedindo que Miles admita que consegue falar com os mortos, garantindo que não contará a ninguém, pois também ele consegue falar com os mortos. Miles acaba por ficar intrigado com o que ouviu.

Fora da Ilha, vemos Miles a atender um homem que perdeu o filho. Miles pergunta se eles o enterraram, pois o trabalho dele é facilitado com o cadáver. O homem diz que o rapaz foi cremado, e que as cinzas foram atiradas num campo de futebol. Miles parece pensar em recusar o serviço, mas o homem diz a ele que tudo o que quer saber do filho é se ele sabe que seu pai o ama. Miles então diz que isso custará algum dinheiro extra, e pede que o homem estenda as mãos. Miles então se concentra e, instantes depois, diz que o rapaz sempre soube que o pai o amava. O homem parece agradecido. Miles lamenta a morte do rapaz e parte. Do lado de fora da casa, ele é abordado por uma mulher: é Naomi Dorrit. Ela diz que o contratante dela está interessado nos “serviços únicos” de Miles e o convida para ir a um restaurante para ouvir o que ela tem a dizer. Imediatamente ele se interessa pela proposta.

De volta à Ilha, Roger Linus está a embebedar-se no baloiço de uma das casas, e é visto por Kate. Ela pára e conversa com ele, tentando reconfortá-lo. Ele percebe algo de estranho e pergunta se ela sabe o que aconteceu e porque tem tanta certeza que tudo ficará bem. Kate pede desculpas por estar a tentar ajudar e Roger diz que se ele quer ajudar que se meta na vida dela.

Na carrinha Dharma, Hurley confirma a Miles que conversa com os mortos, chegando até a jogar xadrez com eles. Miles explica que as coisas não funcionam assim, e que o que ele sente é uma espécie de sensação de quem era aquela pessoa e o que sabia antes de morrer. Os dois chegam à Orquídea, e enquanto descarregam as lancheiras, Pierre Chang chega para falar com o Miles. Ele pergunta o que Hurley faz ali e dizendo que era suposto ele vir sozinho. Interrompendo os dois, Hurley diz para ele não se preocupar, pois não dirá nada sobre o corpo, percebendo logo que já fez asneiras. Chang ameaça-o dizendo que é melhor ele guardar segredo, pois se não o fizer vai tirá-lo da cozinha e pô-lo a trabalhar na ilha da estação Hydra, a recolher cocó de urso polar, para os “ridículos testes” da estação. Chang ordena que dois homens retirem o cadáver da carrinha e quando se afasta, Hurley comenta que ele é um estúpido, sendo que Miles responde dizendo que aquele estúpido é o seu pai.

Fora da Ilha, Miles e Naomi entram na cozinha de um restaurante que parece abandonado. Ela diz que aquele é o teste dele, mostrando-lhe um cadáver dentro de um saco. Miles tenta esquivar-se, dizendo que aquilo não é para ele, mas ela atira-lhe um maço de dinheiro para as mãos, acrescentando que sabe aquilo que ele faz, pedindo-lhe que diga tudo o que descobrir sobre aquele homem. Miles diz que o nome do morto é Félix e que ele ia entregar algo a um homem chamado Widmore. Naomi quer saber o que é e Miles diz que eram algum papeis e fotos de sepulturas vazias e uma ordem de compra de um velho avião. Naomi fecha o saco onde está o cadáver e dá por terminado o teste. Ela diz, então, que haverá uma expedição a uma Ilha, onde irão procurar um homem, e que nessa Ilha existem vários mortos, pelos quais esse homem foi responsável, sendo que só eles podem dar informações úteis sobre o paradeiro desse homem. Miles diz que não quer ter nada haver com aquilo e recusa a proposta, mas Naomi diz que o chefe dela está disposto a pagar-lhe 1,6 milhões de dólares, o que o faz mudar de ideias.

Na Ilha, ainda diante da Orquídea, Hurley tenta falar sobre Chang com Miles, mas este recusa-se. Hurley lembra que Chang é o homem dos filmes de Orientação, e quer saber mais sobre o assunto e quando Miles reforça a ideia de que não quer falar do assunto, Hurley diz que se ele não quisesse falar que não lhe tinha contado que ele era pai dele. Miles explica que soube que ele era o pai dele, pois no terceiro dia em que ele se encontrava ali, cruzou-se com a mãe no refeitório, e que aquela foi a sua primeira pista. Hurley lembra da Purgação, e pergunta se Miles não quer salvá-lo. Ele diz que não pode fazer nada e que o pai morrerá de qualquer jeito. Nisto, Chang volta a falar com eles, dizendo que o levem até o local onde está Radzinski. Miles ainda pergunta pelo corpo, mas ele diz não saber de corpo nenhum...

Longe dali, numa sala de aula Dharma, vemos Jack a apagar um quadro de giz. Roger Linus entra na sala, dizendo que aquela sala é dele. Jack diz que soube o que aconteceu com Ben e que achou melhor substituir Roger. Este diz que não é preciso, pois ele não tem mais nada a fazer, visto que o seu filho desapareceu, quase que obrigando Jack a sair. Quando o médico está prestes a sair, Roger lembra que Jack tinha chegado à Ilha Kate, e pergunta se ele a conhece, explicando que ela tem algo estranho que a liga ao Ben, pois primeiro decidiu doando-lhe sangue e depois disse-lhe que sentia que tudo ficaria bem com o menino. Acrescentando que começa a pensar que ela pode ter alguma coisa à ver com aquilo e que se calhar o melhor era ir falar com o Horace sobre isso. Jack diz que a situação lhe dá uma perfeita desculpa para beber e ter ideias loucas, acrescentando que Kate é amiga dele e que ela não faria nada para machucar Ben.

Na carrinha Dharma, Hurley quer saber o que se faz na Orquídea, mas Chang diz que é confidencial. Ele pergunta se ele também não pode contar à sua esposa ou ao seu filho, e este diz-lhe que o filho dele tem apenas três meses. Hurley pergunta o nome do bebé e ao ouvir a resposta “Miles” diz que o mundo é pequeno, perguntando ao Miles se não concorda com aquilo. Hurley diz ainda que por Miles e Chang estarem na Ilha à três anos, que devem ser íntimos, mas os dois negam, sendo que ele sugere, então, que eles combinem ir beber uma cerveja um dia desses. Instantes depois, Chang manda que Miles. Este sai do veículo e empurra uma porta camuflada com folhas. A carrinha entra no local e vemos uma grande área vigiada, que está em obras. Logo após Chang voltar a sair do veículo, Hurley pergunta que lugar é aquele, mas Miles diz não se importar. Logo, hurley nota um sujeito com uma porta igual à da estação Cisne, que pergunta a um outro operário o número de série da escotilha. O homem dita: “4... 8... 15... 16... 23...”, e quando o homem não parece conseguir elr o último número, Hurley completa a sequência, dizedno: “42”, número que o homem acaba por “confirmar”. Miles, que vê a cena, pergunta a Hurley como é que ele sabia o último número, sendo que este responde que eles estavam a construir a escotilha que haveria de ser responsável pela queda do avião deles, na primeira vez que eles chegaram à Ilha.

Fora da Ilha, Miles come um taco ao caminhar numa rua, até ser abordado por homens engazupados, que o levam para dentro de uma carrinha. No lado de dentro, um homem apresenta-se, dizendo que se chama Bran, e percebemos que é o mesmo tipo que está a ajudar Ilana na Ilha. Eles dizem que querem impedir que ele comece a trabalhar para o Charles Widmore, sendo que ao perceber que Miles não conhece aquele nome, ele diz que aquele é o dono so barco em que ele estará na semana seguinte. Ele pergunta ainda se Miles sabe o que está na sombra da estátua, e ao ver a resposta negativa de Miles, ele diz que ele diz que ele não está pronto para ir aquela Ilha e que se ele for com eles saberá tudo o que sempre quis saber sobre a sua vida. Acrescentando ainda, que sabe do dom dele e do pai dele também. Miles diz que não se importa com o seu pai, só com dinheiro e que se eles quiserem que ele vá com eles, terão que lhe pagar 3,2 milhões de dólares, precisamente o dobro do que Widmore lhe quer pagar. Bran diz que não pagarão nada e manda que atirem Miles borda fora. Antes de partir, ele diz a Miles que está do lado errado e que ele está a jogar pela equipa que no final irá ganhar.

Na Ilha, ainda na carrinha Dharma, Hurley continua a escrever no seu caderno, contando tudo sobre a escotilha a Miles. Ao perceber que Miles não estará perto do pai no futuro, ele diz que aquela é uma boa oportunidade para se conhecerem, sendo que Miles fica irritado, dizendo que não quer saber de seu pai, pois ele nunca esteve por perto, e nada poderá mudar isso, pois ele morreu. Ele disse, então, roubar o caderno de Hurley dizendo que se ele se quer meter na vida dele, então ele também se vai meter na dele. Ao ler, há uma série de informações sobre Star Wars, e Miles fica tão surpreendido como qualquer um de nós. Hurley explica que eles estão em 1977 e que como o O Império contra-ataca ainda não tinha sido escrito, ele pretendia escrever o guião com algumas melhorias, para depois mandar a George Lucas. Miles ironiza, dizendo que foi a ideia mais estúpida que ele alguma vez ouviu, sendo que hurley responde à letra, dizendo que pelo menos ele não tem medo de falar com o próprio pai.

Longe dali, na vila Dharma, Sawyer volta para casa e Juliet está com Jack, a tomar café. O médico conta a Sawyer que Roger suspeita de Kate, sendo que Juliet explica que ela parou para falar com ele, para que ele se sentisse melhor e Jack diz que conversou com Roger, achando que ele não dirá nada a Horace por enquanto. Jack despede-se, e Sawyer agradece pelas informações, levando-o até ao jardim. Após o médico partir, Phil, o segurança, vai falar com Sawyer, pedindo para falar com ele, pois sabe quem raptou Ben. Ele mostra a cassete de vigilância e Sawyer convida-o a entrar, dizendo que tem uma explicação para tudo aquilo. Dentro de casa, ele pergunta-lhe se ele já falou com Horace, sendo que Phil diz que não. Então, Sawyer acerta-lhe com um belo soco na cara, que o faz desmaiar. Ele pede então a Juliet que vá buscar uma corda.

Fora da Ilha, Miles, com uma enorme mochila, vai visitar o pai do rapaz que morreu, que vimos logo no início do episódio. Ele diz que fará uma grande viagem de barco, e devolve-lhe o dinheiro que havia cobrado, admitindo ter mentindo ao homem sobre ter falado com o filho dele. Intrigado, o homem quer saber o motivo, e Miles explica que não é justo para o filho dele e que se ele queria que o filho soubesse que ele o amava, então devia ter-lhe dito, enquanto ele estava vivo.

Na Ilha, Miles e Hurley, chegam à Vila Dharma. Hurley pede desculpas por ter dito que Miles não tinha coragem para falar com o pai. Ele diz que também teve problemas com o pai dele, mas que a melhor coisa que fez foi ter-lhe dado uma segunda oportunidade. Miles diz que o pai o abandonou em bebé e que ele não pretende voltar a falar com ele, nem dar-lhe mais nenhuma oportunidade. Hurley rebate dizendo que Luke também disse o mesmo, explicando um pouco sobre a relação de Luke Skywalker e Darth Vader, filho e pai, que se enfrentam em um duelo em: O Império contra-ataca, de Star Wars. Miles vai, então, dar uma caminhada, para perto da janela da casa de Pierre Chang, e o vê o pai a ler um livro para o bebé Miles. Miles, o adulto, emociona-se. Nisto, toca o telefone na casa de Chang, e ele atende, saindo de casa. Miles tenta disfarçar, saindo de perto, mas Chang vê-lo, dizendo que precisa da ajuda dele, pois o submarino acabou de chegar. Miles pergunta se são novos recrutas, sendo que Chang diz que são cientistas de Ann Arbor e que eles têm que os ir buscar.

No local de desembarque, os cientistas começam a sair do submarino e alguns Dharmas vão ajudando. Miles ajuda um a sair do submarino, e logo vemos que é Daniel Faraday. Que depois de ser cumprimentado por Miles diz: “Ei, Miles. Há quanto tempo”.

Sem dúvida, um excelente episódio, sem revelações bombásticas e sem grandes surpresas, mas que vai abrindo caminho para o final de temporada e a quem ele não abriu o apetite, devido ao final, para o próximo episódio?

-> Como sempre o crédito das imagens vai para o Naufrago. Podem visitá-lo aqui.

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.