Rescaldo da WrestleMania XXV
Postado por SKJ.
Foi excelente esta WrestleMania XXV, com grandes combates (como já era de esperar), novos campeões e algumas surpresas, das quais ninguém, ou quase ninguém estava à espera. Um excelente PPV, que prova porque é que este é o grande PPV do ano dos quais todos querem fazer parte. E sem mais demoras, vamos à análise.

Ainda antes do PPV em si começar, tivemos o combate em que os títulos de tag team seriam unificados. Como não à gravações do combate, não posso fazer uma análise ao combate em si, mas apenas ao que dele provem. E tenho algumas coisas a salientar. Primeiro, que acho uma estupidez que apenas exista um título (neste caso dois) na divisão de tag team, vai contribuir para que esta divisão morra ainda mais. Segundo, não colocar este combate “dentro” do PPV é dar ainda mais descredito à divisão de tag team. E por último, e falando do resultado final, este foi para mim aquele resultado que eu esperava, pois estou em crer que a partir daqui haverá uma zanga entre o Miz e o Morrison, com uma pequena feud que levará a que o Morrison parta para uma carreira a solo, ao mais alto nível, quem sabe a lutar por um título Mundial. Quanto à divisão de tag team é pena que lhe estejam a fazer isto, pois existem excelentes equipas na WWE, como é exemplo esta do Carlito e do Primo.

Já “dentro” do PPV, o combate que abriu a noite foi um dos combates mais esperados para esta noite: o Money in the Bank Ladder Match, que acabou por ser um excelente combate, sendo um combate que não desiludiu ninguém, pelo menos é isso que eu penso. O combate começou com o Kane e o Mark Henry a mostrarem toda a sua força, limpando o ringue, ficando apenas os dois no ringue. Mas, rapidamente, o Shelton e o Christian conseguiram acabar com o ímpeto dos dois, usando um escadote, sendo que foi o Kofi Kingston a acabar com o ímpeto dos dois, começando deste logo a dar espectáculo. O combate continua com várias tentativas de chegar à mala que estava pendurada sobre o ringue, mas continuavam a ser os dois pesos pesados a dominar o combate, usando algum trabalho de equipa, mas também os outros iam trabalhando em equipa para parar estes dois. Mas logo começou a ser cada um por si, com vários wrestlers a saltarem do ringue para fora deste, indo de encontro aos adversários, deixando-os estatelados no chão, sendo que até num momento hilariante, o Hornswoggle saltou do canto para cima dos wrestlers que estavam fora do ringue. Tudo isto deixou o Finlay em posição para chegar à mala, mas foi mais uma vez o Kofi Kingston a tratar do assunto, com mais uns grandes momentos, sendo que foi o Mark Henry que o conseguiu parar, pondo-o mesmo fora de combate. O combate continuou, com vários wrestlers a poderem chegar à mala, sendo que quem parecia estar quase a lá chegar foi o MVP, depois de ter arrumado o Shelton. Mas o Christian conseguiu impedi-lo, aplicando o seu finisher de cima do escadote. O combate estava ao rubro, com o Christian a subir em direcção à mala, juntando-se a ele o Shelton num segundo escadote. Um dos escadotes caiu, atirando o Shelton para fora do ringue, sendo que o Christian aproveitou-se das cordas para endireitar o escadote, mas quando ia em direcção à mala, o CM Punk consegue saltar para cima de um dos escadotes, impedindo o Christian de tirar a mala, sendo o Kane a atirar o Christian ao chão. Depois de subir ao escadote, preparava-se para aplicar um Chockslam ao CM Punk, este conseguiu contra-atacar e depois de vários pontapés, conseguiu deitar o Kane ao chão. Depois foi só acabar de subir o escadote e tirar a mala. Como disse um excelente combate, com grandes momentos, com o Kofi Kingston a dar espectáculo e a ter um excelente combate e com um vencedor que poucos esperavam. Agora é importante perceber qual serão os planos para o CM Punk no futuro.

Seguiu-se o combate em que íamos ver Divas em acção, e eu esperava muito, mas muito mais deste combate. O combate começou muito mal, com todas as Divas já em ringue, sem percebemos bem quem realmente lá estava e quem eram as Divas convidadas e com várias a serem eliminadas logo no início, com muita dificuldade de se perceber que elas tinham sido eliminadas. Para o fim ficaram a Mickie James e a Michelle McCool, que acabaram por se eliminar uma à outra, bem como a Beth Phoenix e a Melina, que acabaram por ser eliminadas por uma “Diva” que ninguém estava a reconhecer e que acabou por ganhar o combate. Quer dizer, a certa altura do combate, já toda a gente tinha percebido que se tratava do Santino vestido de mulher, que acabou por ganhar e ser coroada Miss WrestleMania. Sem dúvida, uma das grandes desilusões do PPV foi mesmo este combate, por tudo o que aconteceu, sendo um combate confuso e muito rápido, e a vitória do Santino (ou Santina) só piorou as coisas. Acho que a WWE devia ter investido mais neste combate e ter dado mais destaque à sua divisão feminina.
Depois tivemos outro combate que me acabou por surpreender. De um lado estava o Jericho, que andou a desafiar todas as Lendas da WWE e do outro três Lendas que fizeram a história de WrestleManias passadas: “Rowdy” Roddy Piper, Ricky “The Dragon” Steamboat e Jimmy “Superfly” Snuka, que vinham acompanhados pelo Ric Flair. O combate começou com o Jericho a enfrentar o Roddy Piper, que começou logo ao ataque, castigando o adversário que estava com dificuldades em responder. Depois deste domínio do Roddy Piper, foi a vez do Jimmy Snuka entrar no combate e o Jericho continuou a não conseguir responder aos ataques dos adversários, sendo que quando o Ricky Steamboat entrou no combate o domínio por partes das Lendas continuou. E à que dizer que para a idade que tem, o Ricky Steamboat estava em muito (mas muito) boa forma. E só com o regresso do Snuka ao combate é que o Jericho conseguiu responder com o Walls of Jericho, eliminando o adversário. O combate prossegue com o Roddy Piper a castigar o Jericho, mas por pouco tempo, pois depois de um Enzuigiri, o Jericho conseguiu o pin. Sobrava o Ricky Steamboat que de cima do canto quase conseguiu a vitória, mas o Jericho conseguiu escapar, passando ao ataque, mas com o adversário a conseguir responder à altura, com excelentes momentos e a dar a impressão que a qualquer altura poderia ganhar o combate, que acabou mesmo por ser ganho pelo Jericho depois de um Codebreaker. Depois do combate, foi a vez do Ric Flair subir ao ringue e ajustar algumas contas com o Jericho, que conseguiu ficar por cima aplicando um Codebreaker ao Flair. Não contente com tudo isto, o Jericho decidiu pegar no microfone e vangloriar-se do que acabará de fazer e começou a provocar o Mickie Rourke, que assistia ao PPV na primeira fila. Mickie Rourke aceitou o “convite” para subir ao ringue, acabando por surpreender o Jericho que ficou estendido no chão, enquanto este festejava com o Ric Flair no ringue. Um bom combate, que acabou por ter um resultado algo surpreendente, mas com o Jericho a ser na mesma humilhado, o que já era, mais ou menos, de esperar.

No combate seguinte, tínhamos um Extreme Rules, em que os dois Hardys se enfrentavam. O combate começou com o Jeff a dar uma bofetada ao irmão, o que fez com que ele ficasse por cima no combate, apesar das várias tentativas de resposta do Matt. O Jeff usou várias armas para castigar o irmão, que depois de tantas tentativas conseguiu ganhar algum ascendente no combate, que o fez ficar por cima nesta altura. Depois deste ligeiro domínio do Matt, o irmão conseguiu responder usando várias armas, castigando assim o corpo do irmão, que ficava, cada vez mais, em maus lençóis, mesmo assim conseguindo escapar ao pin. O mais velho dos Hardys só consegue voltar a ficar por cima, depois do irmão ter falhado um Swanton Bomb, mas mesmo assim este conseguiu escapar ao pin depois de um Twist of Fate. O combate estava, agora, mais equilibrado do que nunca, com os dois a usarem tudo o que lhes aparecia à frente como arma, com o Jeff a colocar o irmão entre duas mesas, com uma cadeira pelo meio e a saltar para cima de tudo isto, de cima do canto, e só não conseguiu a vitória porque o Matt usou a corda para escapar ao pin. Depois foi a vez dos escadotes “entrarem em cena”, com o Jeff a saltar de cima de um, e ganhar apoio noutro, para cima do irmão que consegue escapar no último segundo, aplicando depois um Twist of Fate com uma cadeira à volta do pescoço do irmão, o que lhe permitiu ganhar o combate. Um desfecho surpreendente, num combate que foi bom e que indica que a feud será para continuar, pois se fosse para acabar por aqui, penso que teria sido o Jeff a ganhar.

Seguiu-se o combate onde foi prometido fazer-se história, mas a verdade é que ele teve pouca história. O JBL faz a sua entrada com um microfone na mão, e logo começa discursar, gabando-se dos seus sucessos. O Rey faz a sua entrada e os dados estavam lançados para este combate pelo título Intercontinental. Antes do combate começar, o JBL ataca o Rey à traição, e quando o combate começa, oficialmente, depois do árbitro conseguir afastar o JBL do Rey, este aplica de imediato um 619, que lhe permite ganhar o combate, que nem trinta segundos tinha, segundo os comentadores, este teve vinte e um segundos. Com tudo isto, o Rey ganhou o combate e conseguiu sagrar-se o novo campeão Intercontinental. Chocado, o JBL diz que desiste, enquanto todo o público acena, aparentemente nada preocupado, em sinal de adeus. Um combate que nem dá para avaliar, e até já parece um habito haver na WrestleMania um combate que poucos segundos dura, pois esta já não é a primeira vez que tal acontece. Só uma coisa boa saiu daqui: o Rey Mysterio ganhou um título, que à muito já merecia.

Depois tivemos o combate, que foi o grande, mas grande, grande combate da noite, talvez o melhor combate que eu já vi, desde que acompanho a modalidade. De tal forma, que eu nem consigo fazer o habitual resumo, pois aconteceu tanta coisa, e coisas tão excelentes, que não sou capaz de falar de tudo da maneira que este combate merece. Tenho pena que não tenha sido este combate aquele que fechou o PPV, pois foi de facto um espectáculo, com os dois lutadores no seu melhor, um combate cheio de bons momentos e um combate que provou (se provas eram precisas) que estes dois são dois dos melhores wrestlers de sempre. O público este fervoroso e os últimos momentos do combate foram qualquer coisa de extraordinário. No final, como eu já esperava, o Undertaker venceu, elevando a sua streak para 17-0 na WrestleMania. Não sei se a feud é para continuar, mas espero que sim, pois é de combates assim que precisamos com mais frequência. Desculpem não explanar mais o combate, pois tenho a certeza que não o conseguiria fazer, tal e qual, como o combate merece. E só mais uma coisa, se são verdadeiros fãs da modalidade, tem obrigatoriamente de ver este combate, e se conhecem alguém que não gosta de wrestling obriguem-no a ver este combate, pois ficarão fãs da modalidade logo depois de o terminarem de ver. Este deve ser o combate do ano e talvez, como já disse, um dos melhores de sempre. E para terminar, e na esperança que a WWE me oiça, se um dia a empresa pensar em acabar com a streak do Undertaker, e espero que nunca aconteça, que seja o HBK a fazê-lo...

Para fechar o PPV, ficaram os combates em que os principais títulos da empresa estavam em jogo, sendo que o primeiro a ser defendido foi o título Mundial, e antes de passar ao combate propriamente dito, tenho que fazer uma referência à entrada do Cena, sempre muito original, sendo que a deste ano foi excelente. Mas passando ao combate, este começou bastante equilibrado, com ambos os lutadores a conseguirem-se impor neste ou naquele momento, sendo que não se podia dizer com clareza que este ou aquele tinham o domínio absoluto. O combate foi bom, com o Edge sempre à procura de uma oportunidade para ficar por cima, o Big Show a mostrar toda a sua forma e o Cena a mostrar que consegue sempre aparecer ao seu melhor nível nos grandes combates e nos grandes palcos. O final para mim era mais ou menos esperado, com o Cena a ganhar o combate e o título, fazendo o pin ao Big Show, depois de um Attitude Adjustment em ambos os adversários, o que deixa o Edge em vantagem para uma desforra, que, com certeza, o colocará num combate pelo título já no Backlash.

Sendo o combate que fechou o PPV, ainda por cima a WrestleMania, era de esperar um pouco mais deste HHH/Orton, que mesmo assim foi um bom combate, mas como disse era de esperar mais, ainda por cima depois do combate vir a seguir a um grande combate entre o Shawn Michaels e o Undertaker, e um bom combate com o título Mundial em jogo. Mesmo assim, como disse o combate acabou por ser bom, bastante físico, com os dois em bom plano e a fazerem de tudo para acabarem a noite como campeão. Sendo o último combate e sendo normal um face fechar a WrestleMania a festejar, quando soube que este era o último combate não tive dúvidas que de alguma forma o Triple H ganharia o combate. Mesmo assim, como disse, o combate foi bastante animado e bem disputado, com o Triple H a aproveitar o derrube do árbitro para se colocar em vantagem, recorrendo à sua “amiga” marreta, com a qual atingiu o Orton, vencendo assim o combate e mantendo-se como campeão da WWE.


Assim termina a minha crónica, não sem antes fazer referência a estes dois últimos combates que eu não consegui assistir na integra, pois alguns dos vídeos tinham sido apagados e os links para download também, o que me impossibilitou de assistir aos combates de forma completa e de fazer uma analise mais detalhada, como fiz dos outros combates.
Penso que esta WrestleMania foi um excelente PPV, ao contrário do que muita gente diz, teve alguns erros é certo, mas teve também combates que valeram muito a pena ver.
É certo que gostava que os títulos de tag team nunca fossem unificados e que fossem defendidos “dentro” do PPV, que o combate das Divas tivesse sido melhor e ganho mesmo por uma Diva, que o título da ECW tivesse sido defendido no PPV, que o título Intercontinental tivesse “mais tempo de cena” e que o HBK/Undertaker tivesse fechado o PPV, mas isto são duas ou três coisas que não apagam o que de bom se passou em todo o PPV, que na minha opinião foi muito bom, com algumas surpresas, com desfechos em alguns combates que ninguém esperava.
Mas, como disse, esta é a minha opinião, e por isso, gostava de saber a vossa, percebendo assim o que acharam desta WrestleMania XXV e o que acham que ela pode desencadear para o futuro.
E como sempre fico à espera dos vossos comentários, criticas e sugestões e da vossa opinião não só sobre este tema, mas bem como de outros que achem por bem opinar.
Até à próxima...

Etiquetas: , ,


Comentar ou voltar à página inicial.