Comentários aos Perdidos 5x16-17: The Incident
Postado por SKJ.
Deve confessar que não sei por onde começar os meus comentários, e confesso mesmo que há coisas no episódio, que mesmo indo ao fundo da minha imaginação não consigo perceber, ou pelo menos encontrar uma explicação que faça sentido.
E até poderiam dizer-me para começar pelo principio, mas até isso não serve pois é dos princípios mais estranhos que vejo na série. Quem era o homem que conversava com Jacob na praia e que demonstrou vontade de matar, prometendo até que voltaria um dia para o fazer? Porque é que ele não queria o Black Rock ou seja lá que barco era aquele, ou outra coisa qualquer na Ilha? E o mais estranho, como é que ele voltou no corpo de Locke? Ou alguém duvida que o “novo” Locke e esse tal homem são a mesma pessoa?
E falando em Jacob porque é que ele visitou os Oceanci Six, sem contar com o Aaron bem como alguns dos seus amigos em fazes distintas da sua vida, levando mesmo a que Hurley e Sayid (sendo mesmo responsável pela morte de Nadia) voltassem à Ilha e indo não sei onde, falando não sei que língua, pedir ajuda a Ilana que estava num hospital, ou coisa parecida, cheia de ligaduras? E por falar em línguas, o homem é um verdadeiro poliglota pois até coreano falava, e muito bem por cima, o que me fez lembrar de Charlotte, mas é provável que os dois nada tenham haver um com o outro.
E continuando a falar da personagem misteriosa que tanto queríamos conhecer e que quando isso acontece ele acaba por morrer, o que queria dizer Richard ao dizer que ele não envelhece por causa de Jacob? E o que é que afinal está dentro da caixa da guitarra que deixa com Hurley?
Parece impossível, mas quando pensávamos que Jacob é quem ia trazer respostas, a verdade é que é ele quem mais perguntas trás.
A verdade é que todo o episódio foi assim, com mais perguntas do que respostas, mas a verdade é que acabaram por vir algumas. Finalmente, vimos Vicent, Rose e Bernand que viveram na floresta durante três, sem se preocuparem muito com isso, pois o que interessava é que estivessem juntos, e é isso mesmo que dizem aos restantes quando eles parecem pedir ajuda para convencer Jack a não detonar a bomba. A verdade é que o amor é assim, o centro do mundo, pelo menos é o que dizem, e supostamente é o amor que faz Jack fazer o que faz e o que leva Juliet a preferir nunca ter vivido aquilo porque passou para não ter que perder o homem que ama Sawyer, que parece dividido entre ela e Kate, ainda que ele diga que só tem olhos para a loira. E a própria Kate faz tudo o que pode para devolver o pequeno Aaron ao amor da verdadeira mãe.
Mas a questão agora é: será que é mesmo por Kate e por a ter perdido que Jack faz tudo isto? Não parece fazer sentido, pois ela parece disposta a fazer tudo o que ele pediu. E a mudança, repentina, de ideias que a Juliet tem é no mínimo estranha e um pouco, também, sem sentido.
Mas existem outras respostas. Vimos porque Pierre Chang ficou sem um dos braços, sendo logo socorrido pelo filho que finalmente percebeu que tem um pai que sempre o amou, e começamos a perceber um pouco o porquê de Richard Alpert nunca desistiu de Locke mesmo depois dele o ter desiludido quando criança: o próprio Jack foi quem o aconselhou a não desistir dele, quando ele perguntou se o conhecia e disse que já o havia visitado e não o achava assim tão especial.
E aqui levantam-se duas questão. A primeira, é que Jack pode ser o responsável por muitas das coisas que vão acontecendo na história, mesmo porque a bomba teve o efeito contrário do que ele esperava (pelo menos assim parece). E segundo o facto de Locke não ser mesmo alguém especial, pois o motivo que ele tinha para morrer era para trazer alguém à vida e só pergunto se o pai de Jack, Christian, não passou pelo menos, mas com menos efeito, pelo facto de o seu corpo só foi usado para encontrar a “passagem certa”.
E isto leva-nos a pensar no que Ilana diz na cabana de Jacob de onde supostamente ele foi libertado e talvez aquelas cinzas não fossem para impedir alguém de entrar, mas para impedir que o próprio Jacob, ou seja, lá quem fosse que lá estava preso, de sair. Agora o porquê de tudo isto não sei.
E voltando ao Jack e à bomba, lembro-me de Miles e do que ele diz e também me espanta que ninguém tenha pensado no que ele pensou, algo que até já me tinha ocorrido. Se eles defendem que o que “aconteceu, aconteceu”, então Jack e a sua bomba eram os responsáveis por isso.
Mas outras questões se levantam, como a frase de Locke para Richard a dizer que depois da visita a Jacob teriam de lidar com os sobreviventes que o tinham trazido até à Ilha... Será que se referi a Ilana e companhia? Ou a Jack e companhia? E seria as mesmas pessoas que Jacob se referia quando disse que eles estavam a chegar, segundos antes de morrer? O mais estranho é Locke ter dito que Alpert percebeu muito bem o que ele queria dizer quando se referiu as suas primeiras palavras...
O que me leva a pensar: de que lado é que está mesmo Richard? Ele sabia o que estava na sombra da estátua (nós ainda não sabemos, mas não deve demorar até que alguém traduza o que ele disse), mas porque é que Ilana o chama de Richardus? Talvez seja latim e tenha sido essa língua na qual ele respondeu... mas tudo isto leva-nos a pensar em várias coisas: desde logo, penso no que Lapidus disse de que quando alguém diz que são os “bons” então é porque são os “maus”. Estará Richard nesse grupo? E por falar em Lapidus, ele é um bom candidato para quê? E como é óbvio: quem realmente é o “novo” John Locke e quem está do seu lado e porque será que ele queria tanto matar o Jacob? Bem como uma pergunta que está relacionada com tudo isto: o que realmente aconteceu com a estátua para só agora sobrar o pé dela? E será que na sua sombra o que existe é a casa de Jacob?
Antes das perguntas finais, só um pequeno, mais muito bom, pormenor: o anel que Charlie deixou para Aaron, mas que Claire acabou por deixar no berço. Será que algum dia a Sun o devolverá ao bebé, que Charlie “adoptou” como filho?
E agora as perguntas para concluir. Foi garantido que alguém importante morreria no final desta temporada. Mesmo sem ver temos duas hipóteses: Juliet ou Sayid. Pelo menos são os que estão piores, mas ocorre-me que até se podiam estar a referir a Locke, pois na verdade só agora percebemos que ele realmente morreu e que “morto, é morto”, como o próprio Ben disse.
E por falar em Ben, porque será que ele nunca conseguiu ver Jacob? Não me sai da cabeça que Richard não é quem tem parecido ser e que talvez, ao estilo Prison Break talvez muitas das coisas que vimos até agora não eram bem aquilo que mostravam ser.
E para terminar, a pergunta que todos querem ver respondida: o que acontecerá depois daquele clarão branco, que acontecesse depois de Juliet, que espero que não venha a morrer, ter detonado a bomba? Para isto, e para tudo o resto, só em 2010 e ainda falta tanto... mas vale a pena esperar, pois o final da série promete, como já era de esperar, ser de chorar por mais.

Só me resta despedir e esperar que ainda esteja por cá quando a série regressar... :)

Etiquetas: , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.