Rescaldo do Estreme Rules 2009
Postado por SKJ.

No passado fim-de-semana, a WWE apresentou-nos mais um PPV, que para quase toda a gente ficou aquém das expectativas e longe daquilo que a WWE nos tem vindo a habituar, mas mesmo assim tivemos bons combates e algumas surpresas, bem como mudanças de título que dão sempre um brilho diferente a qualquer PPV.

A noite começou com o novo campeão dos Estados Unidos a pôr o seu título em jogo enfrentando não um, mas três adversários. O combate começou com algum trabalho de equipa por parte do MVP e do Kofi Kingston, atacando o Regal, mas depressa passou a ser cada um por si, com vários bons momentos por parte de todos os intervenientes no combate e também com alguns pin's, todos sem sucesso. Quem mais destaque ia tendo no combate e ia dando algum espectáculo, era o campeão, com o MVP também a dar muito bem conta de si, bem como o Regal, que esteve sempre muito empenhado a romper os pin's fossem de quem fossem. Por outro lado, o Matt Hardy ia estando muito a margem do combate, procurando sempre com muito oportunismo a vitória, sem fazer muito para a alcançar. Houve inclusive uma altura que vendo os três adversários estendido no chão, ele fez o pin a todos, sem nunca ser bem sucedido. Isto serviu para que ele ganhasse algum ímpeto e passou a estar algo por cima no combate, mas depressa o Kofi tratou de pôr fim a este ímpeto e só não conseguiu a vitória depois de um Dropkick, porque mais uma vez o Regal chegou a tempo de romper o pin. O combate a partir daqui passou a estar bastante equilibrado, com os quatro intervenientes em ringue e com tudo a poder acontecer e com qualquer um dos quatro a ter hipóteses de chegar à vitória. E numa altura em que era o Regal que estava por cima, este limpou o ringue, ou pelo menos assim pensou, pois o Kofi manteve-se dentro deste e aproveitando uma pequena distracção do Inglês, aplicou-lhe o Trouble in Paradise, que lhe garantiu a vitória e fez com que este continuasse como campeão. Esta foi, sem dúvida, uma boa maneira de começar este PPV, pois tivemos aqui um bom combate, com bons momentos e foi uma maneira de dar mais alguma credibilidade ao título dos Estados Unidos e de dar destaque ao Kofi Kingston, a quem está a ser dado um merecido push e resta saber em que é que fica o MVP no meio disto tudo... seria bom que este também recebe um push e fosse levado para o Main Event, pois talento para isso não lhe falta.

Seguiu-se o combate em que o título Intercontinental estava em jogo e antes deste começar, o Jericho insultou o Rey Mysterio e prometeu que nessa noite, não só lhe ia tirar o título, como a máscara dele também. O combate começou com o Rey ao ataque e a castigar o adversário, dentro e fora do ringue, usando vários objectos como arma. O Jericho ia tentando responder, mas o rrey contra-atacava sempre as tentativas de resposta do adversário, mantendo o domínio e continuando a castigar o corpo do Jericho, ora contra a barra de protecção do público, ora contra as escadas de aço, sendo que apesar de tudo isto, o Jericho ia conseguindo escapar ao pin, ganhando algum ímpeto e conseguindo responder a partir daqui, sem que também ele consegui-se o pin. O Jericho continuava a castigar o adversário, que ia respondendo, mas por esta altura era o Jericho que ia sempre ficando por cima. Até que o Rey consegue contra-atacar à altura, depois de um salto falhado do adversário, que mesmo assim conseguiu escapar ao pin e logo a seguir ao 619. O combate estava equilibrado, com respostas de parte a parte, com alguns roll up's e pin's de parte a parte, mas todos eles sem sucesso. O combate continuava bem disputado, com algum domínio do Jericho que tentava arrancar a máscara ao Mysterio, sem que este o permitisse, e quando ele tentava ir contra o corpo do adversário, que estava no canto, o Rey desviou-se e o Jericho bateu em cheio contra o poste de aço, sendo que logo de seguida o Rey saltou para cima dele, de dentro para fora do ringue. Depois disto, o Jericho voltou a estar por cima e ia castigando o adversário, mas com este sempre a escapar ao pin, o que estava a deixar o Jericho frustado. Foi então, que ele decidiu ir buscar uma cadeira que o Mysterio lhe mandou à cara, com um Drop Kick, e continuou a castigar o Jericho com ela, mas com este sempre a escapar ao pin. A certa altura, o Jericho tentava o Wall of Jericho, mas o Rey com a ajuda da cadeira rompeu a submissão, deixando o adversário em posição para o 619, mas quando ele ia a aplicar a manobra, o Jericho arrancou-lhe a máscara, o que desorientou o Rey, permitindo ao Jericho fazer o pin e ganhar o combate, bem como tornar-se campeão Intercontinental pela nona vez, estabelecendo assim um novo recorde. Este foi um excelente combate, com o Jericho mais uma vez em bom plano e a entrada pelo meio do público foi excelente, principalmente com a forma como ele conseguiu irritar o público. Quanto a sua vitória, eu pelo menos esperava, mas foi conseguida de uma forma surpreendente, pois nunca pensei que ele consegui-se arrancar a máscara, o que com certeza irritou o Rey Mysterio que virá atrás do Jericho no futuro. Mas mais uma vez, reforço a ideia, que este combate foi excelente.

Depois foi a vez de o CM Punk e o Umaga entrarem em acção e estava curioso para ver qual era o desfecho deste combate, bem como é que este se ia desenrolar. O combate começou com os dois ao ataque e a tentarem ficar por cima do adversário, mas como era de esperar foi o Umaga que começou a dominar o combate, conseguindo rapidamente chegar a dois dos cantos, mas o Punk respondeu à altura quebrando o ímpeto do adversário, tocando também ele em dois dos cantos, mas depois disto o Umaga voltou a estar por cima, castigando o corpo do Mr. MITB, usando inclusive o poste como arma. O Umaga ia dominando o combate por completo, mas a certa altura o CM Punk conseguiu responder à altura, mas voltou a ficar por baixo quando tentou o GTS, que não foi capaz de aplicar. O Umaga voltou, então, a ganhar ímpeto, mas o Punk voltou a estar à altura dos acontecimentos, conseguindo mesmo tocar em três dos cantos, mas quando partia para o quarto, o Umaga serviu-se da sua força para ficar por cima e foi a vez dele chegar a três dos cantos, mas também ele sem conseguir chegar ao quarto. O combate estava equilibrado e com tudo a poder acontecer, com os dois a conseguirem estar várias vezes perto da vitória, até que, quando já tinha tocado em três dos cantos, o Punk conseguiu um GTS; evitando o Samoan Spik, tocando logo de seguida no quarto canto e ganhando, assim, o combate. Este foi um combate razoável, bastante curto e com pouca história, com uma vitória do CM Punk que era esperada e a quem foi dado outra destaque nessa noite bem maior do que este. Foi um combate que acabou por não impressionar, o que impressionou foi o Umaga ter sido despedido no dia a seguir ao PPV, o que foi, isso sim, uma coisa surpreendente e que se para a qual não houver uma boa justificação, foi uma medida algo estúpida por parte da empresa, pois tinham ali um lutador com talento e melhor que alguns outros que actualmente fazem parte do roster.

A seguir, foi a vez do título da ECW ter sido posto em jogo, mas neste combate também a carreira do Tommy Dreamer estava em jogo, pois este havia prometido que só renovaria com a empresa caso ganhasse o título nessa noite. Caso contrário aquele seria o seu último combate. O combate começou com o Swagger ao ataque, primeiro tirando o campeão do ringue e depois o Dreamer, que tratou logo de ir buscar algumas armas que estavam debaixo do ringue, sendo que o Christian tratou logo de lhe seguir o exemplo, e os dois trataram de castigar o Swagger, que mesmo assim escapou ao pin. O combate depois disto passou a estar equilibrado, com algum domínio de ambos os lutadores em certas alturas, sendo que era o Tommy Dreamer quem mais fazia juz à estipulação que havia sido escolhida para o combate, usando várias armas para castigar o corpo dos adversários. Mas sempre que cada um dos três tentava o pin, ou o adversário escapava, ou o pin era rompido pelo terceiro elemento envolvido no combate. Mais uma vez tenho que destacar a qualidade que este combate estava a ter, a ser muito bem disputado, com bons momentos, com todos a poderem chegar à vitória e à conquista do título, com o combate a ter um final surpreendente, com o Tommy Dreamer a alcançar a vitória, depois de impedir a powerbomb do Swagger no Christian, dando com uma moleta no Swagger, com a qual o voltou a atingir por uma segunda vez e depois de lhe aplicar um DDT, partiu para o pin conquistando, assim, a vitória no combate e tornando-se o novo campeão da ECW. Foi sem dúvida um excelente combate que aqui assistimos, com os três em grande plano, com o Swagger mais uma vez a mostrar todo o seu valor e com o Christian a mostrar que merece estar onde está, mas o Dreamer a sair como vencedor, o que não deixou de ser surpreendente, mas foi um merecido prémio para ele e achei muito estranho que este seja apenas o seu primeiro título. Como disse, um prémio merecido, que não deixou de ser surpreendente e estou curioso para ver o que a WWE terá reservado para estes três no futuro.

Depois deste excelente combate, tivemos a palhaçada da noite, algo que a WWE nos tem habituado nos últimos tempos e que na minha opinião já perdeu a graça toda, se é que alguma vez teve alguma. O que é certo é que isto não tem vindo a acrescentar nada aos PPV’s, mas para a hist´pria fica a vitória da Santina depois de um pin na Vickie, que saiu completamente humilhada e que acabou por ser uma forma de dar credibilidade à sua saída da empresa, que ele acabaria por anunciar no dia seguinte. Mas o que eu (e talvez a maioria de vós) gostaria mesmo de ter visto era um combate com Divas a sério, que de à uns tempos para trás têm estado afastadas dos PPV’s o que não deixa de ser mau para os shows, bem como para a própria divisão feminina, que com coisas como esta sai cada vez mais prejudicada e que nos últimos tempos para ter sido “esquecida”.

Tivemos, a seguir, o combate pelo título da WWE, que foi uma das grandes desilusões da noite, não que se esperasse um grande combate, mas esperava-se sempre algo melhor do que o que acabamos por assistir. O combate começou com o Randy orton a tentar logo fugir da jaula, mas com o Batista a conseguir impedi-lo. Ao consegui-lo, o Batista tratou logo de castigar o adversário, exprimindo toda a sua raiva e frustração pelo que ele havia feito ao Ric Flair. O Orton ia tentando responder e sempre que conseguia uma oportunidade, tentava fugir da jaula, tanto pela porta, como pelo topo. Mas o Batista ia sempre conseguindo impedi-lo e era ele quem ia controlando o combate, sem ser bem sucedido nos pin’s. Por esta altura, o Orton tinha adoptado uma estratégia diferente, castigando o adversário, principalmente, usando a jaula como arma. E quando ele parecia tentar outra fuga, depois de ter deixado o adversário por terra, voltou para trás e preparava-se para o seu, já famoso, pontapé na cabeça, mas o Batista conseguiu desviar-se a tempo, o que fez o Orton pensar que o melhor seria mesmo tentar escapar da jaula, o que tentou fazer, mas mais uma vez o Batista foi atrás dele e pô-lo em posição para o Batista bomb, que o Orton conseguiu evitar, tentando logo de seguida o RKO, que também não foi bem sucedido, com o Batista a empurrar o campeão contra a jaula. Depois, o Animal colocou-o em posição para o Batista bomb, que desta foi bem sucedido, garantindo-lhe a vitória e a conquista do título da WWE. Como disse, foi um combate fraco, sem grandes momentos e só pode ter sido surpreendente pelo facto de muita gente não esperar que o Batista ganhasse o título, coisa que eu já havia afirmado nas minhas apostas. Agora com a lesão do actual campeão, tudo aponta para uma feud HHH/Orton, com o título pelo meio, o que pode ser bastante bom, mas certamente será melhor que a feud que vínhamos a assistir ente o Randy Orton e o Batista.

Depois foi a vez do John Cena e do Big Show entrarem em acção, num Submision Match, combate este que também ficou aquém do que seria de esperar. O combate começou muito lento, com os dois a estudarem o adversário, mas rapidamente, o Big Show fez uso da sua força para derrubar o adversário, que ainda ripostou, mas mais uma vez ficou provado que ele não conseguia aplicar o STF, por mais vezes que insistisse. Tudo isto, permitiu que o Big Show fosse dominando o combate, castigando o adversário de todas as formas e com toda a sua força, não permitindo qualquer tipo de resposta por parte do Cena, mesmo quando este parecia pronto a ficar por cima no combate. A pesar de tudo, e apesar de estar a ser completamente dominado, o Cena ia conseguindo escapar as tentativas de submissão do adversário, que ia ficando frustrado por não conseguir a vitória. O Big Show decidiu, então, levar o combate para fora do ringue, castigando o corpo do Cena contra o poste de aço. O Cena estava em sérias dificuldades, mas todo o seu crer conseguiu inverter um chockslame para um DDT, mas mais uma vez o Cena insistiu no STF, sendo que mais uma vez não foi bem sucedido. Com tudo isto, o Big Show voltou a estar por cima e a colocar o adversário em posição delicada, mas este mais uma vez conseguiu responder, aplicando o Attitude Adjustment, mas mais uma vez voltou a tentar o STF, que como é óbvio voltou a não conseguir aplicar, o que lhe fez perder algum ímpeto, ficando de seguida praticamente KO com um murro do Big Show, mas mesmo assim ele conseguiu continuar o combate, enviando o adversário contra o poste. E depois de um Leg Drop de cima do canto, o Cena tentou uma inovação, prendendo a perna do Big Show à corda, tratando ele do resto do corpo, aplicando assim uma espécie de STF que lhe garantiu a vitória. Como disse este combate ficou além das expectativas, pelo menos das minhas, sendo algo lento e um pouco enfadonho, principalmente quando o Cena tentava o STF, que todos já havíamos percebido que não ia conseguir aplicar. Sendo que sempre esperei uma vitória do Cena, mas pensei que ele o ia fazer com um novo finisher, mas tenho a dizer que esta maneira de terminar o combate até foi bem pensada, mas só não resultou melhor porque a perna do Big Show se desprendeu da corda e tirou algum brilho à coisa. Espero agora que a feud não se alargue mais, pois acho que estes dois já deram tudo o que tinham a dar em feud um com o outro e acho que seria uma boa ideia colocar o Cena em feud com o The Miz.

Para Main Event do PPV, ficou aquele que foi, claramente, o combate da noite, falo, claro está, do combate pelo título Mundial entre o Edge e o Jeff Hardy. O combate começou equilibrado, com bons momentos de parte a parte e com alturas em que tanto um como outro estavam por cima. Depois deste equilíbrio inicial, foi a vez dos escadotes “entrarem em acção” e aqui foi o Hardy a ganhar alguma vantagem, mas com o Edge a equilibrar as coisas, castigando o corpo do adversário contra os escadotes que ia pondo nos cantos do ringue, mas quando tentava o spear, o Jeff desviou-se e este foi direitinho contra o escadote, o que deu algum ascendente ao Jeff Hardy, mas mais uma vez o campeão voltou a equilibrar as coisas. O combate estava equilibradíssimo com nenhum a conseguir chegar ao título, pois o adversário nunca o permitia. Estávamos a assistir a um grande combate, com os dois a darem o tudo por tudo para chegarem à vitória e a castigarem o corpo do adversário de todas as maneiras possíveis, mas sem nunca conseguirem chegar ao título. Houve até uma altura em que o Jeff esteve pendurado no título, mas o Edge tratou logo de o puxar para o ringue. O combate estava emocionante, com tudo a poder acontecer e com a vitória a poder sorrir a qualquer um dos dois. Fora do ringue, a “guerra” continuava, principalmente, com o Hardy a castigar o corpo do adversário fosse contra a barra de protecção do público, fosse contra as escadas de aço, fosse contra os escadotes. Contudo, o campeão is conseguindo responder à altura e os dois até chegaram a partir um escadote com os prórpios corpos. O combate voltou, então, para o ringue e quando o Edge procurava um spear de um de um escadote para o outro, o Hardy conseguiu inverter para um Twist of Fate, que lhe permitiu ficar por cima no combate. Mas quando subia ao escadote para tirar o título, o Edge conseguiu alcançá-lo e derrubá-lo, ficando ele em posição para conquistar a vitória, mas o Jeff também o impediu de o conseguir, puxando-lhe pelas pernas, o que fez o Edge ficar preso com o corpo no escadote. O Hardy aproveitou, então, a situação para subir de novo ao escadote, conseguindo retirar o título, conquistando assim a vitória e tornando-se campeão Mundial. Mas esta história não teria aqui o seu final, pois enquanto o novo campeão festejava a sua conquista, o CM Punk apareceu com o Money in the Bank e cobrou a sua oportunidade de lutar pelo título. O Punk entrou a todo a gás e aplicou de imediato um GTS, mas o Jeff conseguiu escapar ao pin e quase que chegou à vitória depois de um roll up. Mas a vitória acabaria mesmo por sorrir ao CM Punk depois de um segundo GTS, que lhe permitiu tornar-se campeão Mundial. Sem dúvida um grande, grande combate e a melhor forma de fechar o PPV, com a aparição do Punk a ser feita de uma forma muito inteligente e se calhar numa altura em que já ninguém acreditava que ele iria acontecer. Agora este deve entrar em feud com o Edge e, infelizmente, a saída do Jeff Hardy da WWE parece cada vez mais evidente... mas espero que tal não venha a acontecer.


Este não foi o melhor PPV dos últimos tempos, muito pelo contrario, mas acabou por ter bons combates, boas surpresas e novos campeões o que traz sempre qualquer coisa mais aos PPV’s.
Pela positiva à que destacar os combater pelo título Intercontinental, pelo título da ECW e o Main Event, que foram os melhores combate das noite, sendo que este combate foi, sem dúvida, um grande combate e a melhor forma de fechar o PPV.
Pela negativa temos o Steel Cage Match, que até pode ter sido condicionado pela lesão do Batista, mas que mesmo assim foi muito fraco, e o combate de submissões que apesar de não ter sido mau de todo, eu pelo menos esperava algo mais. Isto para não falar do segmento da Miss WrestleMania que foi o pior momento da noite e que mais vale passar á frente...
É pena não ter havido acção em tag team, nem um dos títulos femininos em jogo, mas disso já estamos habituados, e ou isto muda, quase, radicalmente, ou assim irá continuar.
Penso que não à mais nada a acrescentar, termino por tanto o meu rescaldo do Extreme Rules, que como muita gente já disse da primeira palavra teve pouco, mas já era de esperar devido às novas regras de conduta da WWE. Espero que tenham gostado da crónica e gostava de saber o que vocês acharam deste PPV e de cada combate que nele podemos assistir.
E como sempre fico à espera dos vossos comentários, criticas e sugestões e da vossa opinião não só sobre este tema, mas bem como de outros que achem por bem opinar.
Até à próxima...

Etiquetas: , ,


Comentar ou voltar à página inicial.