(Contra)Reacção XLIV: A campanha portuguesa no Campeonato do Mundo de Sub-20
Postado por SKJ.

Portugal jogou ontem, vinte anos depois, uma final no Campeonato do Mundo de Sub-20 de onde (ao contrário de à vinte anos) saiu derrotado.
Mas à que ver as coisas pelo prisma certo e olhar para os jogadores que fazem parte desta selecção e facilmente percebemos que poucos ou nenhum deles têm um futuro muito risonho pela frente, se as coisas continuarem como estão, pois vê-se que alguns não são jogadores de topo e poucos têm lugar nos clubes da primeira liga e até da segunda. Basta ver que a selecção poucas alternativas tinha no banco e isso paga-se caro, como se percebeu.
Mas foi, sem dúvida, uma grande campanha de Portugal, que não pode ter deixado de surpreender tudo e todos.
O seu grupo era complicado (nestas idades não se pode olhar aos nomes das selecções como se olha para os nomes das selecções principais), mas Portugal foi primeiro, depois foi passo a passo até à final, vencendo a Argentina pelo meio nos pénaltis, quando já parecia que estava tudo perdido, e derrotando a França, com uma excelente exibição.
Depois veio a final e o Brasil, um poderoso Brasil, com jogadores com mais de cem jogos no campeonato principal do país e Portugal bateu-se bem, muito bem e merecia ter ganho... não ganhou, também não teve a sorte do jogo, nem a estrelinha dos campeões, mas tendo em conta as expectativas que havia em relação a esta equipa, o segundo lugar foi um grande resultado e mesmo sem ganhar o Campeonato do Mundo estes jogadores foram verdadeiros campeões.
Agora que se aposte neles, até podem não serem todos uns craques, mas muitos têm qualidade para evoluir e para viram a jogar na primeira divisão e quem sabe se alguns não podem mesmo imigrar para jogar em grande clubes europeus, como já aconteceu com o Júlio Alves e o Danilo.
Que este brilhante resultado valorize a formação e os jogadores portugueses e que se possa apostar neles para que, a partir daqui, as selecções consigam fazer outros brilharetes como aquele que fizeram neste Campeonato do Mundo, coisa que sem “matéria-prima” é impossível e para haver essa “matéria-prima” é necessário apostar nos jovens talentos do nosso país e espero que daqui a uns anos estes jogadores estejam todos ainda no mundo do futebol e a fazer aquilo que mais gostam de fazer e que melhor fazem.
Parabéns Portugal...

Etiquetas: , , , ,


Comentar ou voltar à página inicial.