Porto 1-0 Guimarães
Postado por SKJ.

Jogo complicado aquele que Porto teve ontem contra o Guimarães que mostrou, mais uma vez, que é uma das grandes equipas do campeonato, mas a verdade é que o Porto foi a equipa que mereceu sair do jogo com a vitória e os três pontos conquistados.
O Porto entrou bem, a pressionar e não dar grandes espaços ao adversário. O Porto tinha a bola e causava várias jogadas de perigo junto da baliza adversária. Mas o problema esteve na finalização. O Porto teve inúmeras oportunidades na primeira parte, podia, perfeitamente, ter marcado dois ou três golos, mas o jogo chegou ao intervalo empatado a zero.
Na segunda parte, o Porto parecia entrar com o mesmo espírito e marcou logo nos primeiros minutos. Josué converteu da melhor forma um penalti que Quintero sofreu e colocou a equipa em vantagem. Confesso que não tenho a certeza se houve falta, é complicado ver, mas de uma coisa tenho a certeza: o lance foi, claramente, dentro da área.
Depois o golo é que veio a parte estranha. O Porto recuou um pouco, o que até podia ser normal, e acabou por perder o controlo do jogo, falhando muitos passes e não conseguindo ter a bola por muito tempo, coisa que não tinha acontecido até então.
O Guimarães aproveitou para crescer no jogo, foi mais ofensivo e teve mais bola, mas a verdade é que nunca teve um lance claro de golo, fez poucos (ou até num) remates com perigo e poucas (verdadeiras) dificuldades conseguiu causar à defensiva do Porto.
E a verdade é que o Porto poderia ter marcado mais um ou outro golo, ainda que, como disse, não tenha feito um grande jogo na segunda parte.
Com isto, o jogo chegou ao fim e penso que o Porto ganhou o jogo e conquistou os três pontos com todo o mérito e justiça mantendo assim a liderança do campeonato.
Nos destaques individuais, penso que à que destacar toda a defesa, que esteve sempre segura, o Helton não teve trabalho nenhum, Josué também esteve bem e foi decisivo, Lucho está sempre em grande e Jackson Martínez não marcou pela primeira vez para o campeonato, o que acaba por ser sempre um destaque, ainda que não seja positivo. Mas de certeza absoluta que já marca no próximo jogo.
No geral, penso que o Porto jogou bem, na primeira parte principalmente, e foi a equipa que mereceu ganhar o jogo, ainda que os jogadores não possam "desligar" daquela maneira quando estão a ganhar.
Agora é descansar, recuperar forças e preparar da melhor forma o jogo com o Atlético de Madrid, já na próxima terça-feira, jogo que será muito complicado, mas que o Porto tudo terá que fazer para ganhar e para conquistar mais três pontos na Liga dos Campeões.

PS: Esperar que a lesão do Fernando não seja grave e que ele já esteja disponível para o próximo jogo.

Etiquetas: , ,


Comentar ou voltar à página inicial.